Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Para ligações originadas de celular.
Imprimir
Divulgue

03 de abril de 2017

Mercado de auditoria odontológica tem alta demanda por auditor especializado

Tecnologia revolucionou e gerou mudanças no papel do auditor odontológico. Pós-graduação na área aprofunda conhecimentos profissionais

Os avanços na tecnologia e da ciência, o aumento da expectativa de vida, as demandas da sociedade e do planeta causam impactos importantes na economia e nos negócios. Esses e outros aspectos determinam o ritmo do mercado de trabalho. O diretor de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed, Ary Célio de Oliveira, destaca que, por conta das constantes transformações pelas quais passa o mundo, a maioria das profissões terá que se adaptar a novas exigências e várias poderão desaparecer. “Quem ainda não foi impactado por essa vertente de mudança, será em breve. As profissões que permanecerem terão de se adequar ao cenário, com foco na inovação”, diz. 


“Não é um exercício fácil, mas é preciso tentar enxergar para onde o mercado está indo e, assim, realizar escolhas que agreguem competências à área de formação e atendam às demandas reais da economia”, recomenda o Presidente da Fundação Unimed, João Batista Caetano. 


O setor odontológico é um exemplo de nicho de mercado com áreas de atuação específicas que vivenciam alta demanda por profissionais especializados. É o caso do auditor odontológico. “A tecnologia revolucionou e gerou mudanças no papel do auditor odontológico. Trata-se de uma nova perspectiva profissional, com possibilidades de atuação em operadoras de planos de saúde e órgão públicos. Outra possibilidade é o dentista continuar exercendo sua especialidade e praticar a auditoria como autônomo, complementando a renda. Importante destacar também que o número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos tem crescido em um momento de crise econômica e debandada de clientes de planos assistenciais”, esclarece Caetano. 

Cursos de pós-graduação

O mercado busca por pessoas conectadas, atentas às tendências e que tenham vontade de fazer a diferença. Para isso, os cursos de pós-graduação latu senso (especialização e MBAs) são aliados, já que têm a função de educação continuada, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos profissionais.


A Faculdade Unimed oferece a pós-graduação em Auditoria Odontológica e está com inscrições abertas para turmas previstas em Belo Horizonte/MG e São Paulo/SP. O curso tem carga horária total de 360 horas, encontros mensais e é destinado a profissionais graduados em odontologia.


Coordenado pelo Dr. Ronaldo Radicchi, Mestre em Odontologia Legal pela Unicamp e detentor de 40 anos de experiência como auditor, a formação visa a capacitar o profissional dentro das normas legais e éticas vigentes, apresentando fundamentação técnica para o exercício de auditorias e perícias odontológicas. “Trata-se de um curso moderno, que traz as novas tendências de gestão e tecnologia. Acredito que estamos próximos de iniciar uma nova era em termos auditoria odontológica. O mercado está exigindo auditores cada vez mais qualificados e antenados no conceito da qualidade total”, ressalta.


As inscrições podem ser feitas pelo site da Faculdade, no endereço www.faculdadeunimed.edu.br ​


FUN0181-DEZ16_enxoval auditoria odontológica_email mkt_700x240px.jpg



Palestra

Para promover discussão crítica acerca da atuação do auditor odontológico, recentemente, a Faculdade Unimed promoveu a palestra gratuita ‘Auditoria Odontológica e Relacionamento com a Rede Credenciada’, na cidade de Belo Horizonte/MG. 


“Percebemos que o tema auditoria odontológica e relacionamento com a rede credenciada é assunto muito sensível e que gera desgaste. Queremos que todos tenham ciência de que é possível otimizar recursos e promover melhorias na qualidade assistencial por meio de auditoria especializada”, declara Radicchi.


Para Cristiano Almeida Leão, que é cirurgião dentista, o tema abordado foi pertinente e atual. “Achei o conteúdo da palestra excelente. Eu tenho algum conhecimento de auditoria porque sou especialista em odontologia legal. Mas tive somente alguns módulos na minha especialização. Acho muito pertinente cursar uma pós específica. O curso tem 20 módulos de atualização. O mercado está aquecido e penso que as áreas de auditoria e de pericia são as melhores que existem na odontologia hoje”, opina. 


foto_palestra_auditoria_od_2017.jpg