Pós-Graduação

CUIDADOS PALIATIVOS

Com origem na Inglaterra e Estados Unidos, o movimento dos cuidados paliativos chegou ao Brasil na década de 1980 e apresentou um crescimento significativo a partir dos anos 2000.  Aos poucos, novas iniciativas e serviços vêm sendo implantados com o propósito de beneficiar mais pacientes, para que possam ser cuidados de forma integral e digna. Por isso, há uma grande necessidade de formação adequada de equipes multiprofissionais de Cuidados Paliativos. Primeiro, para suprir uma carência de cursos de formação na área em Minas Gerais e em todo o Brasil; segundo, para reafirmar os princípios desse tipo de tratamento e demonstrar os resultados benéficos dessa modalidade para que esses cuidados se tornem parte em todas as políticas públicas de saúde.

Este curso de pós-graduação discute o contexto atual que, em decorrência dos processos de transição demográfica e epidemiológica que estamos vivenciando no país, torna-se necessário aprimorar o conhecimento em relação às doenças crônico-degenerativas e neoplásicas, e desenvolver a capacitação de profissionais de saúde diante desse novo cenário. A implantação dos cuidados paliativos no Brasil ainda é muito recente e a preparação dos profissionais para essa modalidade de assistência integral e multidisciplinar é urgente. A problemática dos cuidados paliativos será situada também no campo da bioética, em que princípios éticos como beneficência, não-maleficência, autonomia, equidade e justiça servirão de norte para a prática e as decisões dos profissionais.

MERCADO DE TRABALHO

Há uma necessidade urgente de preparar profissionais de saúde para atuar em Cuidados Paliativos. Por isso, o programa do curso foi concebido para atender a demanda premente de formação de profissionais capazes de atuar no cuidado integral ao paciente portador de doença grave e evolutiva, assim como a seus familiares. Com a participação de profissionais experientes, procuramos construir um corpo docente diversificado e multiprofissional, de inquestionável qualificação, apto a conduzir os alunos no processo de aprendizado. A inserção de módulos práticos visa complementar a formação e constitui importante diferencial do curso.

O curso pretende, ainda, fornecer ferramentas para o enfrentamento das condições de terminalidade, visando redução de sofrimento e dor, atuação eficaz sobre sintomas físicos e psíquicos, abordagem de emergências, sedação paliativa, dentre outros temas pertinentes. Os alunos também podem esperar discussões sobre temas ligados à tanatologia, envolvendo o processo de luto, a morte nos diferentes ciclos de vida, a morte nas diversas crenças religiosas, a abordagem da espiritualidade, assim como estratégias de elaboração das próprias representações da morte por meio do grupo Balint e outras técnicas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Formar profissionais de saúde que possuem formação acadêmica, para atuar em Cuidados Paliativos, possibilitando o enfrentamento de situações cotidianas de terminalidade, de forma interdisciplinar, por meio do aprofundamento teórico e prático.

 

Objetivos específicos:

  • Compreender a filosofia dos Cuidados Paliativos, nas diversas formas de assistência e para os vários perfis de pacientes que deles necessitam, seja em serviços públicos ou privados;

  • Reconhecer a importância de sistematizar conceitos teóricos e práticos da assistência baseada na abordagem paliativista (indicações clínicas para o Cuidado Paliativo, manejo de sintomas, uso da técnica subcutânea de infusão de medicamentos, identificação e manejo da morte iminente, elaboração de plano de cuidados);

  • Desenvolver uma formação sólida e criteriosa, ética e humana, visando a importância do cuidado integral ao paciente e seus familiares;

  • Ampliar habilidades de comunicação e tomada de decisões difíceis, em situações de terminalidade, baseada em princípios bioéticos;

  • Promover educação para a morte como uma condição natural da vida, e, assim, ressignificar a sua representação de fracasso e imperícia.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de saúde graduados, com interesse na atuação interdisciplinar em cuidados paliativos e em situações limites de morte, luto, sofrimento e dor.

MÓDULO I - Introdução à Tanatologia e Cuidados Paliativos
Cuidados Paliativos
9 horas
Tanatologia e Arteterapia
9 horas
Aspectos Religiosos
9 horas
Espiritualidade e Saúde
9 horas
Ética do Cuidado
18 horas
Bioética 1
18 horas
Bioética 2
18 horas
Introdução à Pesquisa
18 horas
Pesquisa Bibliográfica
9 horas
MÓDULO II - A Equipe Multiprofissional
O profissional de saúde diante da morte
18 horas
O papel dos diversos atores (EaD)
18 horas
Enfermagem em Cuidados Paliativos 1
9 horas
Enfermagem em Cuidados Paliativos 2
9 horas
Comunicação de Más Notícias
18 horas
Abordagem do Luto
18 horas
Prática baseada em evidência
9 horas
Tratamento psicoterápico e estratégias de grupo
18 horas
MÓDULO III - Organização e Gestão em Cuidados Paliativos
CP e o sistema de saúde
9 horas
Políticas Públicas e a Rede
9 horas
Planejamento do Cuidado
18 horas
Metodologia Científica - EaD
18 horas
Aspectos Econômico-Financeiros
18 horas
Cuidado Paliativo Não-Oncológico (EAD)
18 horas
Cuidado Paliativo Oncológico
18 horas
MÓDULO IV - Controle de Sintomas e Situações Especiais
Dor
18 horas
Sintomas não-dor, Emergências e Sedação
18 horas
Assistência Domiciliar
9 horas
Situações Especiais em Rede
9 horas
Seminário I: Nutrição/CTI/Artigos
9 horas
MÓDULO V - Pesquisa em Cuidados Paliativos
Seminário Final - Apresentação TCC
18 horas
Dra. Cristiana Guimarães Paes Savoi
Dra. Cristiana Guimarães Paes Savoi

Médica especialista em Clínica Médica, membro do corpo clínico do Hospital Mater Dei, atuando nessa instituição como atual coordenadora da Equipe de Clínica Médica; Membro da Comissão Científica da Equipe de Clínica Médica, Preceptora da Residência Médica em Clínica Médica; Coordenadora do Grupo de Estudos Multidisciplinar em Cuidados Paliativos; Coordenadora do Atendimento de Internistas; Pós-graduação em Cuidados Paliativos pela Universidade de Milão, Itália (Università degli Studi); Coordenadora convidada do Clube de Cuidados Paliativos de Minas Gerais (iniciativa do Laboratório Mundipharma); Vice-presidente da SOTAMIG (Sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais) - gestão 2015 a 2017; Título de área de atuação em Medicina Paliativa pela Associação Médica Brasileira (AMB).

CARGA HORÁRIA 414 horas
TURNO Dia e Noite
PRÓXIMAS TURMAS
25 de Janeiro
Goiânia | GO
Módulo: 2º
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301