Faculdade Unimed, Unimed do Brasil e Sescoop Nacional unidos para expansão do modelo de Atenção Integral à Saúde

  • Home
  • Notícias
  • Institucional
  • Faculdade Unimed, Unimed do Brasil e Sescoop Nacional unidos para expansão do modelo de Atenção Integral à Saúde
Publicada 15/02/2019

Meta: capacitar mais de mil profissionais em AIS; expectativa de lançamento da primeira turma é em agosto de 2019

A expansão da Atenção Integral à Saúde (AIS) foi eleita pela Unimed do Brasil como meta prioritária para todo o Sistema. Sendo assim, a confederação se uniu à Faculdade Unimed e ao Sescoop Nacional para dar início ao “Plano Diretor de Formação de Recursos Humanos em Atenção Primária à Saúde (APS)”.

Trata-se do desenvolvimento de um curso de aperfeiçoamento, na modalidade ensino a distância (EAD), com 180 horas teóricas divididas em 10 módulos e 20 horas no campo prático de APS. O lançamento da primeira turma está previsto para agosto de 2019. 

De forma padronizada e institucional, mil profissionais entre médicos cooperados (especialistas em Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Pediatria, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social), enfermeiros e gestores de APS ligados às Cooperativas do Sistema Unimed serão capacitados por meio dos atributos da Atenção Primária à Saúde (APS), como reforço ao movimento de mudança do modelo assistencial. 

Todo o Sistema Unimed poderá participar do curso, sendo critérios de elegibilidade a cooperativa estar registrada na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e regular com as suas obrigações relativas à unidade estadual; estar adimplente com a OCB e o Sescoop; estar participando do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC); estar adimplente com a contribuição Confederativa da Unimed do Brasil e com o Fundo Institucional Unimed (FIU).

“É um grande projeto, diretamente ligado à sustentabilidade do Sistema Unimed, e fortalecerá um movimento de importância mundial. Nossa expectativa é capacitar todos os alunos até 2021”, revela o diretor Acadêmico da Faculdade Unimed, Ary Célio de Oliveira. 

Aprovação e assinatura do Convênio
A proposta do convênio “Plano Diretor de Formação de Recursos Humanos em Atenção Primária à Saúde (APS)” foi aprovada no dia 26 de novembro de 2018 pelo Conselho Nacional do Sescoop, em sua 111ª Reunião Ordinária. Em janeiro de 2019, o convênio foi assinado, dando início às atividades de planejamento e execução.

Ary Célio de Oliveira, juntamente com colaboradores da Faculdade Unimed e representantes do Sescoop Nacional, em reunião de assinatura do convênio “Plano Diretor de Formação de Recursos Humanos em Atenção Primária à Saúde (APS)”

Para mais informações envie e-mail para: atencaoasaude@unimed.coop.br ou assessoria@faculdadeunimed.edu.br

Colaborou: Unimed do Brasil (Revista Unimed BR e Boletim + Informações Gestão em Saúde)




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Há 5 dias

FU promove palestra de cuidados paliativos em BH

LER POST
Há 5 dias

Alunos do curso Tecnólogo em Gestão Hospitalar promovem Trote Solidário

LER POST
Há 5 dias

FU realiza reunião de alinhamento: nova sede e pesquisa de clima são apresentados

LER POST