Administração hospitalar: como se preparar para assumir esse desafio?

Publicada 06/09/2018

Administrar qualquer negócio é sempre um desafio, mas, quando se trata de um hospital, a questão fica ainda mais complexa, pois é preciso encontrar o equilíbrio entre o atendimento de qualidade e a sustentabilidade financeira da instituição.

Afinal, estamos falando de um ambiente em que o trabalho envolve a vida de pessoas, custos altos e a gestão de diversos setores, ou seja, qualquer erro pode ter consequências mais sérias. Por isso, é tão importante que esses estabelecimentos sejam conduzidos por profissionais preparados, que consigam fazer uma gestão eficiente.

Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre a importância da administração hospitalar, como é possível se preparar para essa área profissional, além dos diferenciais do curso de tecnólogo em Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed!

Entenda a importância da administração hospitalar
Quando falamos em administração hospitalar, estamos nos referindo a uma função extremamente desafiadora, dada as particularidades dessa instituição. "Trata-se da segunda profissão mais complexa do mundo, de acordo com Peter Drucker. Perde apenas para os controladores de voo", define Marcelo Nascimento, coordenador do curso tecnólogo em Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed.

Por que é tão desafiador? "Porque cabe ao administrador hospitalar assegurar a melhor assistência com o menor custo possível", afirma Nascimento, que prefere utilizar o termo “gestão de organizações de saúde”, contemplando, assim, clínicas, laboratórios, casas de repouso, spas e demais instituições fiscalizadas pelos órgãos públicos — como a vigilância sanitária.

Gestão harmônica
A administração é complexa porque o hospital é composto por inúmeras "empresas" — como farmácia, restaurante, contabilidade, financeiro, almoxarifado, recursos humanos, central de material esterilizado (CME), lavanderia, faturamento, corpo clínico, enfermagem, equipe interdisciplinar, entre outras.

"Por isso, o gestor hospitalar deve ser um especialista em generalidades. Afinal, tem sob sua responsabilidade a gestão harmônica de todas essas 'empresas', cada uma com sua especificidade e que, juntas, devem assegurar a melhor assistência com o menor custo possível", explica o coordenador.

Além disso, é uma instituição que lida com vidas e, mesmo que o usuário não tenha condições de arcar com a assistência, o hospital tem o dever de atendê-lo. "Sobretudo quando se atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o valor pago pela assistência não cobre os custos. Mesmo assim, ela deve ser prestada, ou seja, as dietas precisam ser prescritas e administradas, e os exames devem ser feitos", aponta Nascimento.

Conheça 3 passos essenciais de preparação para a administração hospitalar
A administração hospitalar deve ser realizada por profissionais com conhecimento técnico-científico na área, a fim de que a gestão seja eficiente, garantindo um serviço seguro e de qualidade ao mesmo tempo em que o equilíbrio financeiro é assegurado.

Se você quer atuar em uma área em expansão e que ainda carece de profissionais qualificados, pode se preparar para esse segmento seguindo estes 3 passos:

1. Identifique o seu perfil
Como dissemos, é um desafio trabalhar na administração hospitalar, por isso é importante que você tenha o perfil adequado.

Segundo Nascimento, ao se preparar para a gestão de uma organização de saúde, não basta apenas ter uma sólida formação, é necessário que o sujeito possua algumas competências. "O candidato deve ter facilidade para enxergar o todo (visão sistêmica), ser flexível e possuir facilidade no relacionamento interpessoal. A função exige uma pessoa energizada, apaixonada e desprendida" destaca.

Além disso, é importante ter espírito de liderança para gerenciar pessoas diferentes, com formações e aspirações diversas em direção a um objetivo único: a assistência ao paciente.

2. Conheça o universo da área
Na gestão hospitalar, cada dia é diferente do outro, desse modo, antes de buscar a formação na área, é fundamental reunir informações sobre esse universo. "Você precisa ter contato com essa realidade, a fim de se certificar de que esse é o ambiente em que se quer trabalhar", orienta o coordenador do curso da Faculdade Unimed.

Uma dica é pesquisar bastante e, se possível, conversar com gestores hospitalares para entender um pouco mais sobre essa rotina profissional.

3. Busque uma formação sólida
O mercado exige profissionais bem-preparados, por isso é essencial buscar uma formação sólida. "Você deve procurar uma faculdade que, de fato, entenda do segmento e que tenha vivência na gestão e na formação de profissionais. Uma instituição cuja marca inspire confiança e que seja reconhecida pelo mercado como um centro de excelência na formação de gestores", salienta Nascimento.

Confira como é a formação da Faculdade Unimed para esse segmento
A graduação tecnológica em Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed tem carga horária de 2.700 horas e ocorre no período noturno. A formação é voltada para profissionais que atuam ou que gostariam de atuar no segmento hospitalar ou em outras instituições de saúde.

De acordo com o coordenador do curso, o aluno é preparado para o desafio da administração hospitalar desde o primeiro período. "O corpo docente com sólida vivência na gestão de organizações de saúde forma o gestor por meio da teoria, mas sobretudo com exemplos práticos", diz.

O curso prepara o aluno para atuar com foco na assistência, ou seja, para entender que o objetivo maior é o restabelecimento do paciente. Ao mesmo tempo, a formação se volta para que ele possa assegurar resultados financeiros positivos, com o intuito de garantir a perenidade do negócio.

Outro ponto de destaque é que o conteúdo programático acompanha as tendências do setor da saúde, formando profissionais atualizados e com uma visão crítica.

"A base dessa formação é o conjunto de disciplinas que, devidamente interligadas, asseguram uma formação técnica, humanista e focada em resultados econômico-financeiros", relata Nascimento. Para garantir essa interdisciplinaridade, a Faculdade Unimed promove seminários, semana da gestão e projetos integradores.

Pós-graduação
Para quem busca a pós-graduação nesse segmento, a Faculdade Unimed também oferece o MBA em Administração Hospitalar — voltado para médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

Agora você já sabe qual é a importância da administração hospitalar e por que pode apostar nesse segmento para ter uma carreira de sucesso. Procure por um curso de qualidade — como o da Faculdade Unimed — que une teoria e prática, além de contar com um corpo docente com vivência na gestão de organizações desse segmento.

Ficou interessado na graduação tecnológica em Gestão Hospitalar? Entre em contato com a Faculdade Unimed e receba mais informações sobre o curso!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST