Cursos Livres

  • Home
  • Cursos
  • Cursos Livres
  • ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - CONCEITOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO NO SISTEMA UNIMED

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - CONCEITOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO NO SISTEMA UNIMED

O cenário para a saúde no século 21 traz diversos fatores determinantes para o aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, o que causa a elevação do custo assistencial muito acima de antes esperado suportado por todo o sistema de saúde. Como exemplo, podemos citar a transição demográfica acelerada (aumento longevidade) e transição epidemiológica, o sobrepeso e obesidade associados aos hábitos alimentares inadequados e sedentarismo. Ainda temos que considerar as limitações de financiamento  para a saúde e os desafios da judicialização, que gera insegurança às operadoras de planos de saúde que se encontram cada vez mais engessadas pelas excessivas normativas governamentais emanadas da agência reguladora.

Como resultado desse contexto, a remuneração médica adequada fica cada vez mais distante e os próprios médicos já passaram a utilizar a tecnologia sem considerar o senso crítico, substituindo os sentidos e o exame clínico por máquinas que agregam custo continuamente crescente.

Os beneficiários, diante desse cenário, identificam valor agregado em saúde quando têm acesso à alta complexidade. Entretanto, nem sempre isso significa bom atendimento ou assistência médica, mas apenas desperdícios para sistema.

Portanto, a construção de um novo modelo de atenção à saúde impõe-se frente à incapacidade de se enfrentar o atual cenário com serviços e soluções que foram concebidos para décadas atrás. É preciso pensar em uma mudança cultural, e não somente a criação de novos processos e novas relações entre profissionais e clientes. As operadoras de planos de saúde também terão que se adaptar de maneira a criar um ambiente propício à mudança. Este curso traz a oportunidade de discussão em torno do tema, aliando o conhecimento teórico mínimo à indispensável prática a partir de exercícios em sala de aula, em que os participantes possam compreender o seu papel nos diversos níveis da gestão em saúde, em prol do movimento de mudança.

 

MERCADO DE TRABALHO

Profissionais que atuam ou desejam fazer a diferença precisam compreender a importância da elaboração de um planejamento que possa realmente mudar o modelo atual, tendo, na Atenção Primária à Saúde, um dos focos principais para incremento no Sistema Unimed, buscando melhorar a qualidade assistencial, gerenciando de forma mais racional os recursos financeiros, objetivando alcançar mais satisfação dos beneficiários e dos médicos cooperados, especialmente a partir da obtenção de melhores resultados com sustentabilidade.

OBJETIVO

  • Sensibilizar o público preferencial a respeito da necessidade de mudança do atual modelo (assistencialista, reativo e predominantemente curativo) para outro que contemple a atenção integral à saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde, de forma a garantir acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado aos beneficiários, a partir de um conjunto de ações e serviços disponibilizados em todos os níveis de complexidade do sistema, em prol da manutenção do estado de saúde com melhores indicadores relacionados à qualidade de vida;

  • Viabilizar o acesso ao conhecimento e a subsídios técnicos mínimos necessários à compreensão das ações indispensáveis para que ocorra o movimento de transformação do modelo de atenção à saúde, de forma a permitir a análise preliminar da situação em cada operadora, objetivando a elaboração de um plano de ação.

PÚBLICO-ALVO

  • Dirigentes (diretores, conselheiros de administração, dentre outros);

  • Profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) que estarão tanto na gestão quanto em contato com a área operacional exercendo funções relativas à coordenação, bem como colaboradores (gerentes, assessores, dentre outros).

CARGA HORÁRIA 100 horas
TURNO Dia e Noite
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301