Cursos Livres

FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE DIRIGENTES

O Curso Formação e Atualização de Dirigentes convida os participantes à análise, debate e reflexão sobre a governança e a gestão nas cooperativas operadoras de planos de saúde do Sistema Unimed como instrumento estratégico, com ênfase na adoção das melhores práticas de governança e melhoria contínua dos processos gerenciais orientadas pela combinação da experiência e da inovação alinhadas com o mercado e ao encontro das expectativas das partes interessadas, com aderência a Resolução Normativa nº 452/2020 (trata do programa de acreditação das operadoras de planos de saúde – nova versão da RN 277/2011), com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) do Sistema OCB/SESCOOP, com a Resolução Normativa nº 443/2019 (trata da adoção das melhores práticas de governança corporativa) e com o Selo de Governança e Sustentabilidade do Sistema Unimed (para as operadoras do Sistema), destacando o papel e as responsabilidades da administração numa organização de pessoas, que tem como princípio a gestão democrática. 

As análises e discussões são norteadas pelas melhores práticas de governança e gestão para manter o negócio competitivo e sustentável, com objetivo de estimular sua adoção, em consonância com as necessidades, disponibilidade de recursos, ambiente e cultura da organização, visando promover sua perenidade.

METODOLOGIA DE ENSINO

Exposição dialogada por meio de apresentação online, modalidade síncrona. 
Utilização de plataforma digital da Faculdade Unimed.

OBJETIVO


Proporcionar aos participantes a possibilidade de atualizarem seus conhecimentos sobre governança e gestão de cooperativas de saúde, conciliando a necessidade de manter o negócio sustentável e atender aos objetivos sociais e anseios dos seus sócios cooperados, buscando a compreensão dos fatores e a adoção das melhores práticas de gestão que proporcionam o equilíbrio para satisfazer, conjuntamente, as partes interessadas, através da construção de uma visão e atuação integradas, de maneira competente e responsável para fazer frente aos desafios e promover alternativas para melhor explorar as oportunidades, alinhadas com o cumprimento à obrigações, exigências e normas que regem o negócio e o mercado.

PÚBLICO-ALVO

Este curso destina-se a conselheiros, dirigentes, gestores, cooperados e líderes da cooperativa.

COORDENAÇÃO
Nemizio Antônio de Souza

Mestre em Administração FPL-MG; pós-graduado em História do Brasil – FIS-RJ; pós-graduado em Gestão de Cooperativas – FPL-MG; pós-graduado em Gestão de Iniciativas Sociais – UFRJ-RJ, graduado em Estudos Sociais – FEMM. Professor no curso de graduação em Ciências Contábeis das Faculdades Pedro Leopoldo; coordenador e professor no MBA Gestão de Cooperativas pela Faculdade Unimed; Membro do Comitê Científico do Observatório Mineiro do Cooperativismo; consultor e instrutor em várias unidades do Sistema OCB; Professor  FDC – Fundação Dom Cabral, consultor no Sebrae-MG; Unimed-Brasil, FESP-Federação das Unimeds do Estado de São Paulo; Faculdade Unimed, Sicoob Central Crediminas e sócio diretor da NOVUS – Conhecimento e Inovação.


Elisângela Cristina Duarte Ramos

MBA em Gestão de Pessoas – ISAE/PR; MBA em Gestão de Projetos – Senai-SC; MBA em Gestão Empresarial – FGV/RJ; Pós-graduação em Controladoria e Finanças – PUC/PR e Economia Empresarial – UEL/PR. Graduada em Ciências Contábeis – UEL/PR. Curso de aperfeiçoamento em Gestão de Riscos – IBGC/SP. Participante do Guia das Melhores Práticas de Governança para Cooperativas – IBGC/SP. Ex-certificada em Conselheira Fiscal – IBGC – SP. Co-autora do Manual de Governança para Cooperativas da OCB. Professora no curso de MBA em Gestão Empresarial do ISAE/FGV/PR, MBA em Gestão de Projetos em Faculdades do Grupo Kroton e Senai-PR nas disciplinas de Gestão de Processos e Qualidade e Gestão de Riscos e de Aquisições. Instrutora e consultora atuando em processo de formação e desenvolvimento de diretores e lideranças nas áreas de estratégia, projetos, processos, controladoria, governança corporativa e gestão de riscos. Sólida vivência em cooperativas de saúde de grande porte, exercendo funções de gerenciamento nas áreas de Planejamento Estratégico e Controladoria (financeiro, contabilidade, orçamento, custos e estatística atuarial). Sócia da Essencial Brasil – Consultoria Empresarial e Projetos.


Wellington Rangel da Rocha

 Post-MBA em Governança Corporativa e Compliance – FGV/SP; pós-graduado em Gestão de Cooperativas de Saúde – FPL/MG; graduado em Ciências Contábeis – UNIPÊ/PB; aperfeiçoamento em Governança Corporativa em Saúde – IBGC/SP. Instrutor e consultor credenciado em várias unidades estaduais do Sistema OCB/SESCOOP e na Faculdade Unimed para atuar no processo de formação e desenvolvimento de lideranças em cooperativas nas áreas de governança, planejamento estratégico e modelagem organizacional. Sólida vivência em cooperativas de saúde (operadoras de planos de saúde com hospitais próprios, que atuam no mercado de saúde suplementar), exercendo funções de gerenciamento nas áreas de Planejamento Estratégico, Governança Corporativa e Controladoria (financeiro, contabilidade, orçamento, custos e estatística atuarial). Sócio e gestor da WRR Desenvolvimento Gerencial.
 


MÓDULO I: Sociedades cooperativas: especificidades do modelo de negócio cooperativo e o papel do cooperado;
MÓDULO II: Gestão estratégica e o modelo de negócio Unimed;
MÓDULO III: Governança corporativa nas sociedades cooperativas;
MÓDULO IV: Fundamentos da gestão do negócio operadoras de planos de saúde;
MÓDULO V: Governança, gestão de riscos, controles internos e compliance – conformidade regulatória;
CARGA HORÁRIA 60 horas
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301