Cursos Livres

MEDICINA DO TRABALHO

 

A Medicina do Trabalho passou por várias mudanças desde 2003, quando se tornou uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Encerrou um ciclo de formação de médicos do trabalho por meio de cursos de 360 ou 420 horas e a formação passou a ser feita com Residência Médica.

Então, por que fazer uma preparação tão longa, de mais de três mil horas, "apenas" para elaborar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)? Qual o perfil do novo Médico do Trabalho? Ser empregado celetista? Mas tem empresa contratando-os? Ser empregado público da saúde, da previdência, do trabalho? Mas tem vaga em aberto para todos?  Ser consultor em saúde ocupacional? Para servir a quem? Se o trabalho formal tende a se reduzir, como ficarão os médicos do trabalho sem os trabalhadores com carteira assinada?

Essas e outras questões serão feitas nesse curso reflexivo em que o Sistema Unimed convida os participantes para pensar e construir em conjunto as soluções possíveis e pensar, também, sobre o significado e impacto das novas siglas: RN 262, FAP, NTEP, PNST etc.

MERCADO DE TRABALHO

As mudanças na Medicina do Trabalho são recentes, e isso tem mexido no mercado. Por isso, a atualização do conhecimento é fundamental para os participantes do curso, que devem formular novas perguntas e soluções para os desafios do médico do trabalho nos dias de hoje.

OBJETIVO

  • Refletir sobre as mudanças ocorridas com a medicina do trabalho e o médico do trabalho nesses últimos dez anos;

  • Discutir a formação dos especialistas, os desafios, as mudanças no mundo do trabalho, o mercado de trabalho e pensar sobre quem está ganhando e quem está perdendo com todas essas mudanças;

  • Debater sobre possíveis saídas para os desafios impostos pelas mudanças.

PÚBLICO-ALVO

  • Médicos do Sistema Unimed que exercem, de alguma forma, a medicina do trabalho para a cooperativa ou para si próprio;

  • Dirigentes de singulares que andam desacreditados na medicina do trabalho do Sistema Unimed.

CARGA HORÁRIA 100 horas
TURNO Dia e Noite
Fale com a Faculdade Unimed

Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301