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TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADES E EVENTOS ADVERSOS

Um dos grandes desafios para gestão das organizações de saúde é o tratamento de não conformidades bem como a notificação e tratamento de eventos adversos. Notam-se dificuldades frequentes na compreensão e interpretação das não conformidades por parte dos gestores e profissionais da saúde, o que pode gerar barreiras para investigação das causas e propostas de melhoria. Em relação aos Eventos Adversos, é comum sua subnotificação no cotidiano de trabalho das organizações de saúde, e quando notificados notam-se dificuldades na análise de causa raiz.  Neste contexto, as instituições de saúde devem investir na qualificação de equipes para analisar criticamente seus eventos adversos e identificar não-conformidades, suas possíveis causas e propor ações para solução imediata do problema e/ou ações preventivas. Além disso, o trabalho preventivo envolve também a identificação de não conformidades potenciais, sendo um ganho para as instituições de saúde com foco na melhoria contínua dos processos e na segurança do paciente.

VANTAGENS COMPETITIVAS

O treinamento da DNV GL tem como vantagens a equipe de instrutores são profissionais competentes e com grande experiência como auditores em Sistema de Gestão na Área da Saúde, além de atuarem como auditores líderes na DNV GL. Além da experiência prática de auditorias e treinamentos, nossos instrutores participam de um plano de qualificação baseado nas melhores práticas Internacionais de Instrutoria.

METODOLOGIA DE ENSINO

Nossa metodologia de  aprendizado acelerado e treinamento com Impacto: A apresentação dos conceitos é realizada de forma interativa enfatizando atividades que envolvam trabalho em grupo, exercícios práticos, sessões de brainstorming e troca de experiências o que propicia aos participantes a assimilação e entendimento dos conceitos abordados.

RESULTADOS ESPERADOS

Após final do treinamento o aluno apto a gestão e análise crítica de não conformidades e eventos adversos.

OBJETIVO

Capacitar profissionais das organizações prestadoras de serviços de saúde para gestão e análise crítica de não conformidades e eventos adversos.  

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de organizações prestadores de serviços de saúde que estejam envolvidos diretamente ou indiretamente na implementação de ações corretivas e preventivas para sanar não-conformidades e gerenciar eventos adversos, bem como avaliar a eficácia dessas ações.
 

CERTIFICAÇÃO

O participante que concluir satisfatoriamente a carga horária com no mínimo 85% de presença receberá o certificado de participação, emitido pela DNV GL.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  • Gestão da qualidade em saúde e melhoria contínua: reflexos no desempenho dos processos;
  • Definição de não-conformidade;
  • Como redigir uma não-conformidade;
  • Sequência lógica na busca de causas básicas de problemas e soluções: o PDCA para melhoria contínua;
  • Ferramentas para as diferentes etapas do processo: 5 porquês; Padronização; Diagrama de causa e efeito (Espinha de peixes, Ishikawa); Monitoramento (Indicadores); Plano de ação (5W 2H);
  • Definição de evento, evento adverso, near miss, dano, risco, circunstância notificável;
  • Notificando eventos adversos;
  • Análise crítica dos eventos adversos: identificação da causa raiz, ações corretivas, ações preventivas, desfecho final; 
  • Como verificar a eficácia dos planos de tratamento de não conformidades e eventos adversos.

CARGA HORÁRIA 16 horas
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