Curta Duração

GESTÃO BASEADA EM VALOR: MODELOS INOVADORES DE REMUNERAÇÃO (16h)


PRÓXIMAS TURMAS

O conjunto de alguns fatores como a mudança do perfil epidemiológico do Brasil, com cada vez mais idosos vivendo por mais tempo com doenças crônicas; a mudança do perfil nosológico, com grande aumento das doenças crônicas e não transmissíveis; enfim, a chamada transição demográfica e epidemiológica com o envelhecimento da população está diretamente relacionado ao aumento da demanda por recursos em saúde. 

Coincidindo com esta crescente demanda, temos enorme disponibilidade de novas tecnologias com preços cada vez maiores, muitas vezes incorporadas sem critério técnico como, por exemplo, a avaliação de tecnologia em saúde ou a saúde baseada em evidência, sendo que mesmo nos maiores hospitais, há grande heterogeneidade de condutas diagnósticas e terapêuticas, muitas não subsidiadas pela melhor evidência disponível.  

Somado a isso, observa-se que a variação nos custos médico-hospitalares é superior aos demais setores da economia, com aumento progressivo nos custos despendidos com assistência em saúde, além do desperdício no assistencial, seja por uso excessivo de exames diagnósticos ou a altíssima taxa de eventos adversos.

Todos estes fatores levam a uma situação de insustentabilidade dos atuais modelos assistenciais e de remuneração nos sistemas de saúde. Com isto é crescente a demanda por novos modelos de remuneração e de gestão de sistemas de saúde. 

OBJETIVO

OBJETIVO GERAL:

Instruir profissionais de saúde nas práticas de Gestão de Saúde baseada em valor e, a partir destes entender a aplicação de modelos inovadores de remuneração.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar e saber mensurar desfechos centrados nos pacientes, tais como a qualidade de vida relacionado à saúde.
  • Entender como mapear o processo das linhas de cuidado e custos associados na abordagem do Time-driven activity based costing - TDABC (custeio baseado em atividade dirigido pelo tempo) e como isto pode levar a redução de custos e melhorias de qualidade
  • Desenvolver processos e estruturas para coleta de custos e recursos utilizados, bem como de desfechos clínicos.
  • Entender a aplicação de conceitos de protocolos e linhas de cuidado com eliminação de processos desnecessários por não criar valor na Gestão de Doenças Crônicas.
  • Rever e discutir as possibilidades práticas de aplicação do Guia para implementação de Modelos de Remuneração baseados em valor publicado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, 2019.
  • Discutir modelos de relatórios de desfechos centrados nos pacientes e seus custos, com avaliações de custo-efetividade. E a partir dos mesmos, formatar modelos de contratos baseados em performance aplicados à sua organização.
  • Elaborar um Projeto de Saúde Baseada em Valor com o desenho de um programa de linhas de cuidado baseado em Gestão de Saúde baseado em Valor vinculado a uma proposta de contrato com prestadores de serviços e produtores baseado em performance.
PÚBLICO-ALVO

Todos os profissionais da saúde interessados na implementação prática do conceito de Gestão de Saúde Baseada em Valor e Remuneração com contratos inovadores, tais como gestores do Sistema Unimed, gestores de planos de saúde, gestores de hospitais e clínicas, e profissionais da saúde: Médicos, Enfermeiros e outros.

Avaliação de tecnologias na saúde baseado em valor
Avaliações de custos e econômicas
Protocolos de cuidado baseado em valor ao paciente
Projetos de saúde baseado em valor com modelos inovadores de contratos
CARGA HORÁRIA 16 horas
PRÓXIMAS TURMAS
27 e 28 de Março
São Paulo | SP
29 e 30 de Maio
Belo Horizonte | MG
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301