Curta Duração

HUMANIZAÇÃO VOLTADA PARA ASSISTÊNCIA E GESTÃO EM SAÚDE

A experiência do paciente é reconhecida hoje como um dos principais parâmetros para mensurar a qualidade da assistência prestada. Neste processo, o estudo dos conceitos, fundamentos e estratégias que integram a implementação de práticas humanizadas em serviços de saúde ganha relevância, pois promovem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o alcance da mesma.

OBJETIVO

Instrumentalizar os participantes para a implementação de práticas humanizadas bem-sucedidas em serviços de saúde, devendo, ao término do mesmo, os participantes serem capazes de:

  • Compreender o conceito de humanização;
  • Compreender e analisar as dimensões envolvidas em uma prática humanizada (Acolhimento, Gestão Participativa e cogestão, Ambiência, Clínica ampliada e compartilhada, Valorização do trabalhador, Defesa dos Direitos dos Usuários);
  • Identificar parâmetros de avaliação de uma prática humanizada.
PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área da saúde.

A Humanização na cadeia assistencial: a indissociabilidade entre assistência e gestão na implementação de práticas humanizadas;
Empatia e comunicação efetiva na relação médico paciente;
As dimensões de uma prática humanizada: Acolhimento, Gestão Participativa e cogestão, Ambiência, Clínica ampliada e compartilhada, Valorização do trabalhador, Defesa dos Direitos dos Usuários;
Boas práticas nos serviços em saúde para promoção da humanização;
Qualidade de vida no trabalho: valorização do trabalhador;
Avaliação de práticas humanizadas: como fazer?
CARGA HORÁRIA 8 horas
TURNO Dia e Noite
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