Cursos Livres

PRINCÍPIOS E SERVIÇOS DA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

Nos dias atuais, há necessidade de novos projetos e preparação dos sistemas de saúde públicos e privados para os desafios ligados à transição epidemiológica (prevalência de doenças crônicas não transmissíveis) e transição demográfica (envelhecimento da população), associadas à inserção tecnológica, frenética e acrítica. Tais circunstâncias vêm determinando uma cultura médica equivocada, especialmente nos países em desenvolvimento, onde as reformas estruturais ainda não se concretizaram plenamente, como é o caso do Brasil. Especialmente no sistema de saúde suplementar, o modelo de atenção à saúde voltado às intervenções curativas, centradas nos hospitais e com remuneração da cadeia por produção de serviços (fee for service) se esgotou e é possível perceber que há um hiato em relação às mudanças que já deveriam ter ocorrido, diferentemente da área pública, que passou por uma grande reforma no final da década de 80. Um dos pilares do novo modelo focado na Atenção Integral à Saúde reside na Atenção Primária à Saúde (APS), com, até então, baixa relevância na área da saúde suplementar. Reconhecidamente, a APS exerce papel preponderante e mundialmente reconhecido como a forma mais efetiva para atender às necessidades básicas de saúde de uma população, a partir de melhor acesso e modelo de gestão.

O que se propõe com este curso é justamente a capacitação de médicos cooperados e enfermeiros(as) para ampliação da Atenção Primária à Saúde como base do novo modelo de atenção à saúde, buscando a melhoria da qualidade em toda a rede, proporcionando melhor uso de recursos financeiros e obtenção de mais satisfação dos beneficiários e dos médicos cooperados, especialmente aqueles que exercem atividades essencialmente clínicas.

Os alunos terão aulas expositivas dialogadas, discussões de casos clínicos, grupos de verbalização e observação, aprendizado baseado em problemas, seminários, painéis e aulas práticas, tanto sob a modalidade de discussão dirigida quanto de apresentação de casos clínicos ambulatoriais.

 

MERCADO DE TRABALHO

No Sistema Unimed, o que ocorre hoje é que há grande demanda por serviços de saúde, com base na expectativa estabelecida pelos beneficiários, que procuram especialistas para resolver problemas recorrentes que, na maior parte das vezes, decorrem de condições crônicas. Os pacientes são atendidos em consultórios e em serviços que não oferecem a oportunidade de geração de vínculo entre o paciente e o médico, num modelo fragmentado e de custo crescente.

O curso de Aperfeiçoamento em Princípios e Serviços da Atenção Primária à Saúde foi desenvolvido para capacitação de médicos e enfermeiros na prática de APS e que já estejam atuando no Sistema Unimed. Esta iniciativa visa melhorar a qualidade dos serviços prestados, tendo a APS como porta de entrada do sistema, priorizando profissionais que possam contribuir imediatamente com a operacionalização do novo modelo de atenção à saúde.

OBJETIVO

  • Treinar médicos cooperados de outras especialidades nos princípios e praxe da Atenção Primária à Saúde (APS) para prestar atividades assistenciais aos clientes das Unimeds de origem;

  • Treinar enfermeiros e médicos nos princípios e praxes da APS.

  • Reforçar as ações voltadas a um modelo de atenção à saúde que propicie melhor competitividade das Unimeds no mercado de saúde suplementar;

  • Produzir melhores resultados em saúde a um custo assistencial equilibrado;

  • Melhorar as condições de trabalho dos enfermeiros e médicos que exercem atividades clínicas;

  • Reforçar a aderência dos clientes ao atendimento que privilegie o acesso, a longitudinalidade, a integralidade e a coordenação do cuidado, sendo este o eixo de remodelagem de um novo modelo de atenção à saúde;

  • Melhorar a qualidade assistencial, a partir das ações e processos dimensionados para a atenção integral à saúde e serviços integrados em rede.

PÚBLICO-ALVO

Médicos cooperados das Unimeds e enfermeiros(as) indicados pelas Unimeds.

CARGA HORÁRIA 144 horas
TURNO Dia e Noite
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301