Pós-Graduação

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

Curso no formato Híbrido com previsão de 6 disciplinas na modalidade de Educação a Distância (EAD) e as demais no formato presencial.

Diante de um cenário tão desafiador no atual modelo de atenção à saúde, é cada vez mais urgente propor soluções estratégicas que incluam planejamento, otimização de recursos, redução de custos e mudanças na área de atenção da saúde, especialmente no setor privado, que apresenta discrepâncias entre a estrutura e as demandas impostas pelo novo cenário.


Os sistemas de saúde, então, inclusive o Sistema Unimed, precisam de planos de ação imediatos e com foco na Atenção Integral à Saúde (AIS) como vetor de mudança, tendo o cuidado como eixo transformador. A sustentabilidade do Sistema está ameaçada por conta também da inadequação do modelo vigente frente ao cenário que traz marcantes transições demográficas, epidemiológicas e tecnológicas, dentre outras tendências. Um novo modelo precisa considerar as modernas práticas de gestão e utilizar a epidemiologia clínica como ferramenta para melhor gerenciamento do risco em saúde.

Carga horária e modalidade do curso: 368 horas. A proposta traz um modelo híbrido composto por encontros presenciais e virtuais, cuja distribuição da carga horária dar-se-á considerando a hora/aula de 50 minutos, conforme previsto no regimento interno da instituição.

MERCADO DE TRABALHO

Para que a transformação aconteça, o Sistema busca profissionais críticos e capacitados, com habilidades técnicas alinhadas ao novo modelo. Desta forma, o que se propõe com este curso de pós-graduação é a capacitação de médicos cooperados e enfermeiros para atuação na Atenção Primária à Saúde, em reforço ao movimento de mudança do modelo e em prol da Estratégia da Atenção Integral à Saúde, melhorando simultaneamente tanto a qualidade assistencial até aqui conquistada quanto provendo melhor utilização dos recursos financeiros. Além da maior satisfação dos beneficiários a partir do melhor preparo dos profissionais da saúde, esperamos que a educação continuada, por meio de cursos como este, permita que se criem também melhores condições para o exercício profissional, especialmente para aqueles médicos que exercem atividades essencialmente clínicas.

OBJETIVO

Objetivos Gerais
  • Capacitar e preparar médicos de outras especialidades – principalmente de áreas clínicas – nos princípios e práticas da Atenção Primária à Saúde (APS);
  • Aperfeiçoar o conhecimento técnico-científico em APS dos médicos, enfermeiros e de outros profissionais da saúde de nível superior e de área afins, para melhor compreensão do funcionamento e da gestão do novo modelo de atenção à saúde, preparando-os para melhor utilização de ferramentas tecnológicas voltadas ao gerenciamento do cuidado individual e populacional;
  • Atualizar a base do conhecimento técnico-científico dos médicos, enfermeiros e de outros profissionais da saúde nos princípios e práticas da Epidemiologia Clínica com ênfase na prática e gestão da clínica, a partir da Medicina Baseada em Evidências e abordagem com base na Atenção à Saúde Centrada na Pessoa;
  • Dotar os profissionais de conhecimento e elementos essenciais à dinâmica de trabalho para que atuem em equipes multidisciplinares, com ênfase no cuidado integral e coordenado, sob a ótica da transdisciplinaridade.
Objetivos Específicos: 
  • Contribuir para a obtenção de melhores resultados em saúde nos sistemas de saúde e nas Operadoras de Planos de Saúde, comparáveis às melhores experiências no mundo, a partir da Estratégia AIS com ênfase na APS;
  • Contribuir para a sustentabilidade dos sistemas de saúde, sejam públicos ou privados, além de oferecer uma atenção à saúde integrada mais acessível à população, mais eficiente e eficaz, segura e centrada na pessoa;
  • Melhorar a competitividade das OPS no mercado da saúde suplementar;
  • Ampliar as possibilidades profissionais aos que exercem atividades clínicas;
  • Aumentar significativamente a satisfação dos clientes, a partir de uma abordagem diferenciada que promova melhor experiência pelo cuidado, a fim de que melhores resultados possam ser obtidos, tanto em saúde quanto em qualidade de vida dos beneficiários.
PÚBLICO-ALVO

Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde de nível superior e de áreas afins.

Obrigatoriedade do TCC:O Para obtenção do Certificado de Especialista faz se necessário apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC) que contempla a elaboração de um artigo científico.

Nota mínima para aprovação: O aluno que não cumprir a pontuação mínima de 70% de aproveitamento acadêmico em cada disciplina e frequência mínima de 75% em cada disciplina será considerado reprovado na disciplina, inviabilizando a obtenção do certificado.
 


MÓDULO I - Sistemas, Modelos, Redes de Atenção à Saúde
Sistemas de Saúde melhor estruturados para o cenário do Século XXI
16 horas
Abordagem Cooperativista - EaD
16 horas
Princípios da Atenção Primária à Saúde
16 horas
Estratégia da Atenção Integral à Saúde no Sistema Unimed
16 horas
Princípios da Prevenção
16 horas
Teoria de redesenho de sistemas de saúde e Melhoria da Qualidade assistencial e Inovação I
16 horas
Teoria de redesenho de sistemas de saúde e Melhoria da Qualidade assistencial e Inovação II
16 horas
MÓDULO II - Gestão e Habilidades na Prática Clínica da APS
Medicina Centrada na Pessoa/ Habilidades de Comunicação
16 horas
Registro Eletrônico em Saúde e Registro Clínico Avançado
16 horas
Abordagem Familiar Sistêmica
16 horas
Gestão da Clinica e Gestão de Equipes
16 horas
Gestão em Saúde: Indicadores, Metas e Resultados na Atenção Integral à Saúde,
16 horas
MÓDULO III - Condutas em Atenção Primária à Saúde Baseadas em Evidências
Principais motivos de consulta e linhas de cuidado no adulto
16 horas
Principais motivos de consulta e linhas de cuidado na mulher e na gestante
16 horas
Principais motivos de consulta e problemas de saúde no idoso
16 horas
Principais motivos de consulta e problemas de saúde na criança e no adolescente
16 horas
Metodologia Cientifica
16 horas
Saúde Mental no Âmbito da Atenção Primária
16 horas
MÓDULO IV - Abordagem Prática - Discussão de Casos Clínicos
Estudo de Casos Clínicos – Problemas de Consulta I
16 horas
Estudo de Casos Clínicos – Problemas de Consulta II
16 horas
Estudo de Casos Clínicos – Problemas de Consulta III (Oficina)
16 horas
Coordenação do Cuidado e Equipes Multidisciplinares na Atenção Primária
16 horas
MÓDULO V - Trabalho Científico
Seminário de Apresentação do TCC (Artigo Científico)
16 horas
. Cloer Vescia Alves
. Cloer Vescia Alves

Formado em 1987 pela Fundação Universidade do Rio Grande/RS; Atuação em Clínica Médica com experiência profissional na área da saúde tanto pública quanto privada, seja técnica ou em gestão; Médico de atenção Integral do Sistema de Saúde da Aeronáutica desde 1990; Gestor e Diretor Técnico de diversos serviços médicos (SAMU, SOS Unimed, UNIAIR); Dedica-se ao estudo da Atenção Integral à Saúde desde 2006, tendo atuado no Ministério da Saúde de 2007 a 2009 e como consultor da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) no mesmo período. Gestor de Desenvolvimento Humano e Coordenador do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed/RS de 2009 a 2011; Docente convidado da Faculdade de Medicina da PUCRS. Mestre em Engenharia Biomédica pela PUCRS. MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal Fluminense; Coordenador do Comitê de Atenção Integral à Saúde (CAS) da Unimed do Brasil; Pós-graduado em Gestão da Atenção Integral à Saúde (Unimed Mercosul e Cambridge Health Alliance); Possui diversos artigos e capítulos de livros publicados a respeito da necessidade de mudança do atual modelo de atenção à saúde em prol da Atenção Integral à Saúde.

CARGA HORÁRIA 368 horas
Financiamento

Financie seu curso em até 48 parcelas

Faça uma Simulação
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301