Pós-Graduação

MBA EM ENGENHARIA CLÍNICA


PRÓXIMAS TURMAS

Novas tecnologias vêm, rápida e progressivamente, se instalando e mudando fortemente as necessidades e as soluções na área da saúde. Pode-se citar a adoção crescente de robôs nos atos cirúrgicos, o acesso a telemedicina por meio da internet, a mobilidade de equipamentos complexos de diagnóstico contra o câncer através de contêineres e caminhões que cortam o país, a popularização de exames laboratoriais e de serviços de internação em casa, dentre vários outros exemplos.

 

Tais investimentos em tecnologia implicam em riscos financeiros que ameaçam a sustentabilidade do negócio e que somente podem ser mitigados através da implementação de um gestor de engenharia clínica que seja de alta confiança. A presença nos hospitais e redes de serviços de saúde de profissionais preparados e equipados é fundamental para encontrar soluções tecnológicas capazes de maximizar a produção médica, a segurança do paciente ao mesmo tempo que intervém junto aos fornecedores de tecnologia e serviços para manter sob controle os custos. 

 

A construção de competências técnico gerenciais, focada na presença do engenheiro clínico como impulsionador da evolução da segurança do paciente no ambiente hospitalar, tanto na esfera assistencial quanto na administrava - financeira de uma organização de saúde, frente às perspectivas do cenário futuro, é um fator decisivo para a sobrevivência dos estabelecimentos assistenciais de saúde. Há, no mercado, uma escassez de profissionais com as habilidades e competências gerenciais e técnicas capazes de contribuir de forma sustentável para o crescimento dos hospitais através da participação e do entendimento amplo na experiência do paciente e dos profissionais de medicina.

 

A inovação deste curso está na proposta de modelos práticos de gestão baseados na experiência em campo com foco nas expectativas da organização hospitalar quanto à engenharia clínica.

 

Este MBA se propõe a desenvolver e estimular o pensamento crítico e a visão sistêmica da engenharia clínica aplicada em saúde, tendo a Gestão, a Qualidade e a Experiência Tecnológica como norteadores, formando líderes para o mercado de trabalho.   

 

Carga horária e modalidade do curso: 360 horas. Sendo que 12 disciplinas ocorrerão em formato presencial e 6 na modalidade à distância. A carga horária é contabilizada considerando-se hora/aula de 50 minutos. 

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS 

Data de início: 01/08/2021
Clique aqui para falar com a consultora Denise Vieira

OBJETIVO

OBJETIVO GERAL

Fomentar a discussão sobre os conceitos e os modelos de gestão nas instituições de saúde, preparando e capacitando lideranças para o mercado de trabalho com uma visão global, multidisciplinar, prática e científica, comprometidas com a qualidade e a segurança no âmbito assistencial, administrativo e financeiro. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Estimular os profissionais a pensar e agir de forma a inovar diante dos desafios e das exigências atuais das organizações e serviços de saúde;
  • Capacitar profissionais de engenharia clínica com diferenciais competitivos para o mercado de trabalho através da geração de informações e conhecimentos nas esferas tecnológicas, administrativas e financeiras; 
  • Desenvolver competências para análise e tomada de decisão visando a adoção de ações efetivas nos processos críticos, gerenciais, financeiros e de apoio técnico ad-ministrativo;
  • Fazer com que a sua organização tenha sempre resultados econômicos e financeiros positivos, hoje e sempre, de forma harmônica e simples;
  • Maximizar a segurança do paciente através do desenvolvimento da engenharia clínica beira de leito.
PÚBLICO-ALVO

Profissionais de engenharia clínica e administradores.

  • Profissionais graduados em engenharia que já atuam ou desejam atu-ar na área de saúde: engenheiro biomédico, engenheiro mecânico, engenheiro elétrico, engenheiro eletrônico, engenheiro civil, enge-nheiro de automação e controle, engenheiro de produção, entre outros;
  • Profissionais graduados em administração na área da saúde: saúde pública, gestão financeira, gestão de negócios, medicina, enferma-gem, fisioterapia, nutrição, odontologia, farmácia, biomedicina entre outros;
  • Profissionais de graduação em outras áreas do conhecimento com in-teresses na área hospitalar: administração, direito, entre outros.

Duração do curso: Aproximadamente 18 meses. Trata-se de uma estimativa, que pode ser ampliada devido casos fortuitos, feriados e outros. 

Obrigatoriedade do TCC: Para obtenção do Certificado de Especialista faz se necessário elaborar o trabalho de conclusão de curso (TCC) que contempla a elaboração de um artigo científico.

Nota mínima para aprovação: O aluno que não cumprir a pontuação mínima de 70% de aproveitamento acadêmico e a frequência mínima de 75% em cada disciplina será considerado reprovado, inviabilizando a obtenção do certificado.

COORDENADORES:
Luiz Carlos Marzano

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, Especialidade de Análises Clínicas (1971). Professor formado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Minas Gerais - PUC / MG (1976). Administrador de empresas formado pela Faculdade de Ciências Administrativas da União de Negócios e Administração (1980). Institutional Relations para as atividades da área da Saúde da DNV/GL –. Membro do Comitê Técnico Administrativo da ONA - Organização Nacional de Acreditação. Instrutor da DNV Academy. Auditor de Sistemas de Gestão pela Qualidade para as Normas: ISO 9001:2008/ ONA - Sistema Brasileiro de Acreditação/ DIAS/NIAHO – DNV International Accreditation for Hospitals / Protocolo DNV de Avaliação de Boas Práticas de Gestão de Riscos para a área da saúde e pela RN 277 da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Daniel Gomes de Moura

Possui Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica De Minas Gerais (2006), pós graduado em Engenharia Clínica e Biomédica pelo INATEL (2010) e mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade Fumec (2015). Atual CEO da Aclin Inovação em Gestão de Saúde Ltda, consultor/auditor técnico de qualidade em equipamentos médicos de diagnóstico por imagem e tratamento de câncer pela Unimed-BH, consultor de engenharia clínica por 20 anos, iniciando a carreira profissional a partir da formação em técnico de eletrônica industrial pelo CEFET-MG, sendo aluno da primeira turma do curso de suplementação de manutenção em equipamentos médico-hospitalares da parceria Brasil/Alemanha. Professor do curso técnico em Equipamentos Biomédicos do CEFET-MG, professor de graduação em engenharia biomédica da universidade Fumec, professor da faculdade Pitágoras para o curso MBA para enfermagem de Bloco Cirúrgico e Central de Material Esterilizado sobre gestão de equipamentos-engenharia clínica, professor de MBA em Engenharia Clínica e Biomédica da Funorte e Inatel.


GESTÃO DE PROJETOS HOSPITALARES;
CIRURGIA ROBÓTICA E TELEMEDICINA;
EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS;
ENGENHARIA CLÍNICA – ESTRATÉGIAS BEDSIDE;
GESTÃO DE FORNECEDORES E CONTRATOS;
ENGENHARIA CLÍNICA I – MODELOS ESTRATÉGICOS DE GESTÃO DE TECNOLOGIA;
PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS MÉDICOS;
ENGENHARIA CLINICA II – GESTÃO FINANCEIRA ;
ENGENHARIA CLÍNICA III – ESTUDOS DE CUSTO/EFETIVIDADE E PRODUTIVIDADE;
METROLOGIA APLICADA A EQUIPAMENTOS MÉDICOS;
METODOLOGIA CIENTÍFICA;
SEGURANÇA DO PACIENTE E ACREDITAÇÃO HOSPITALAR;
GESTÃO DE RISCO;
ENGENHARIA CLÍNICA IV – AUDITORIA INTERNA DE QUALIDADE;
ENGENHARIA BIOMÉDICA – APLICAÇÕES PRÁTICAS;
ENGENHARIA HOSPITALAR – SEGURANÇA APLICADA;
OPERAÇÃO E TREINAMENTO VIRTUAL EM EQUIPAMENTOS DE CTI;
GESTÃO DA QUALIDADE / ACREDITAÇÃO HOSPITALAR;
CARGA HORÁRIA 360 horas
PRÓXIMAS TURMAS
01 de Agosto
Belo Horizonte | MG
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301