Pós-Graduação

MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS (EAD)

O curso é oferecido na modalidade a distância.

O MBA em Gestão de Cooperativas propõe estimular e contribuir para uma formação crítica, reflexiva, criativa e capaz de intervir na atuação do negócio cooperativo num mercado de rápidas mudanças. Desenvolver uma visão ampla em Gestão de Cooperativas, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório e na formulação de estratégias de gestão junto as sociedades cooperativas. 

Além disso, desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de gestão e governança, desenvolvendo, ainda, habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança com maior compreensão sobre das especificidades das sociedades cooperativas, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa e sua realidade organizacional.

A articulação da teoria e prática busca aprimorar a profissionalização da gestão e governança nas sociedades cooperativas, contribuindo para a conciliação da dupla natureza do negócio, o social e econômico, além de alcançar a sua sustentabilidade, independentemente do ramo de atividade.

MERCADO DE TRABALHO

Há um mercado muito vasto para o gestor de cooperativas no Brasil. Hoje existem mais de 6,6 mil cooperativas no país que, devido as especificidades das empresas cooperativistas, precisam de profissionais qualificados para a sua gestão.

OBJETIVO

Objetivo Geral


Capacitar, em nível de especialização, profissionais para atuarem com competências específicas nas Sociedades Cooperativas, proporcionando-lhes conhecimentos nas áreas de ciências sociais aplicadas, técnicas-legais e gerenciais, como também atualizar os conhecimentos daqueles que já trabalham nas empresas de economia social, principalmente nas sociedades cooperativas.


Objetivos específicos
  • Compreender as especificidades das sociedades cooperativas, bem como suas diferenças em relação as sociedades mercantis.
  • Promover o processo de educação cooperativista, através de seu quadro social, pontuando-as em sua importância, para cooperados, funcionários e para a sociedade como um todo.
  • Atuar nos diversos processos necessários ao eficiente e eficaz funcionamento das sociedades cooperativas.
  • Propor ações que contribuam para o alcance dos objetivos econômicos e sociais das sociedades cooperativas. 
PÚBLICO-ALVO

Cooperados, Conselheiros, dirigentes, gestores, colaboradores de sociedades cooperativas e demais profissionais com ensino superior completo que desejam aperfeiçoar ou adquirir conhecimentos sobre a gestão de cooperativas.

Estrutura


O curso é ofertado no formato a distância. Ele tem carga horária de 360 horas, divididas em 18 disciplinas de 20 horas cada.

  • Obrigatoriedade do TCC: para obtenção do Certificado de Especialista faz se necessário apresentar o trabalho individual de conclusão de curso (TCC) que contempla a elaboração de um artigo científico.
  • Certificação: a certificação será emitida pela Faculdade Unimed ao aluno que obtiver no mínimo, a frequência de 75% da carga horária total de cada disciplina, o aproveitamento de no mínimo, 70 pontos em 100, em cada disciplina, além de ter sido aprovado no TCC com nota igual ou superior a 70 pontos.

Módulo I: BASES CONCEITUAIS
CONHECIMENTO E INOVAÇÃO
20 horas
PERSPECTIVAS DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
20 horas
CULTURA ORGANIZACIONAL
20 horas
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
20 horas
Módulo II: COOPERATIVISMO
SEMINÁRIO AVANÇADO EM COOPERATIVISMO
20 horas
DIREITO COOPERATIVO
20 horas
GOVERNANÇA CORPORATIVA APLICADA AS SOCIEDADES COOPERATIVAS E COMPLIANCE
20 horas
EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA E GESTÃO DO QUADRO DE COOPERADOS
20 horas
Módulo III: GESTÃO ORGANIZACIONAL
MODELOS DE NEGÓCIOS EM CENÁRIOS DE MUDANÇAS
20 horas
GESTÃO DE CRISES E SUSTENTABILIDADE
20 horas
PRINCIPAIS INDICADORES DA SAÚDE FINANCEIRA
20 horas
NOVAS MÍDIAS E PLATAFORMAS
20 horas
Módulo IV: GESTÃO DE COOPERATIVAS
GESTÃO NAS SOCIEDADES COOPERATIVAS
20 horas
TRIBUTAÇÃO NAS SOCIEDADES COOPERATIVAS
20 horas
CONTABILIDADE E CAMPO DE ATUAÇÃO
20 horas
CONTROLADORIA APLICADA ÀS SOCIEDADES COOPERATIVAS
20 horas
PROCESSOS DE AGLUTINAÇÃO E REDES DE COOPERATIVAS
20 horas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO MODELO COOPERATIVO
20 horas
. Nemizio Antônio de Souza
. Nemizio Antônio de Souza

Mestre em Administração; pós-graduado em História do Brasil; pós-graduado em Gestão de Cooperativismo; pós-graduado em Gestão de Iniciativas Sociais; graduado em Estudos Sociais; Coordenador e professor no MBA em Gestão de Cooperativas pela Fundação Pedro Leopoldo; Coordenador do Núcleo de Estudos Cooperativista e Associativista da Fundação Pedro Leopoldo; Consultor do Sescoop–MG, Sescoop-SP e Sebrae-MG.

CARGA HORÁRIA 360 horas
Financiamento

Financie seu curso em até 48 parcelas

Faça uma Simulação
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301