• Saúde
  • Alunos da graduação em Gestão Hospitalar são incentivados a propor modelos de negócios em saúde
Publicada 01/07/2021

O desenvolvimento profissional é acompanhado por experiências que estimulam a pensar diferente e buscar projetos inovadores para problemas e obstáculos encontrados ao longo do caminho. Pensando nisso, a professora Luciana Penna propôs para a turma do 3º período de graduação em Gestão Hospitalar a elaboração de um modelo de negócio para a área da saúde, a partir da reflexão sobre as necessidades que podem surgir em suas futuras jornadas profissionais.

“É um trabalho de extrema importância, porque todas as áreas demandam a criação de soluções mais competitivas, e os alunos também precisam aprender o caminho para desenvolver uma carreira autônoma, caso seja o desejo deles”, explica a docente, responsável por ministrar a disciplina de Empreendedorismo e Inovação em Saúde.

Para a realização dessa atividade, os alunos foram instruídos em como analisar as tendências e possibilidades do mercado e, dentro das oportunidades observadas pela turma, foram divididos em grupos para elaborar os empreendimentos propostos. No último dia de aula (24/06), os trabalhos foram apresentados on-line, em pitchs de um minuto (técnica para falar de uma ideia de negócio inovador, de forma curta e direta).

Em um dos projetos, as alunas Joyce Fraga e Karoline Reis observaram que, em relação aos processos de humanização e de acolhimento, existem apenas abordagens básicas estabelecidas pelas políticas públicas de saúde, e propuseram uma empresa especializada nessa área para ser a intermediária entre o paciente e a família, fornecendo um atendimento que auxilie na recuperação de forma eficaz. Joyce destaca que: “Além de trazer uma inovação ao mercado, ressaltamos a importância de fazer com que a experiência do paciente e de seus familiares, normalmente muito sensibilizados, seja menos traumática possível.”

Caso consiga investimentos e parcerias, ela considera colocar em prática o projeto que desenvolveu junto com a colega. “Aprender a teoria e saber combiná-la à prática, criando um projeto interessante, inovador e diferenciado, é gratificante”, conclui Joyce.