Curso prático sobre manejo da COVID-19 é realizado em Rondônia

Publicada 29/06/2020

O norte do Brasil foi a segunda parada do curso prático e presencial sobre manejo clínico do paciente com COVID-19 da Faculdade Unimed. Disponível apenas para contratação in company, as quatro turmas foram realizadas pelas Unimeds Vilhena e Ji-Paraná, localizadas em Rondônia, para capacitar 43 profissionais que estão na linha de frente, nos dias 10, 11 e 12 de junho. Além das cidades sede das singulares, um dos encontros ocorreu em Cacoal.

No caso de Ji-Paraná, a escolha dos participantes foi feita em conjunto com seus prestadores, envolvendo profissionais cooperados e não cooperados para benefício da comunidade. Entre eles estava o enfermeiro intensivista Diogo Oliveira, que trabalha com serviços de remoção na cooperativa e aprovou o conteúdo.

“A simulação realística promove uma sensação de viver aquela emergência, mesmo que de modo fictício. Vimos as principais alterações pulmonares, como é o manejo clínico do paciente com COVID, quais são as especificidades e os materiais novos que não tínhamos conhecimento. Vai ser de grande proveito, não só para mim, mas para a cidade”, disse Diogo.

O diretor-superintendente da Unimed Vilhena, dr. Rodrigo Gallina, também foi um dos alunos e comentou sobre o formato. “As estações práticas auxiliam nas tomadas de decisão imediatas e na posterior ventilação desse paciente”, destacou.

Ele ainda explicou que um dos motivos da singular para a contratação da capacitação foi o avanço do coronavírus para o interior do país. “Em cidades pequenas, leitos de UTI são raros e, como consequência, o treinamento e a qualificação desses profissionais deixam a desejar. Nessa situação específica, ainda temos uma doença completamente desconhecida por muitos. Resolvemos, com o curso, qualificar médicos e fisioterapeutas para o enfrentamento da crise e fizemos uma parceria com o Sicoob para disponibilizamos vagas para o SUS e para a rede privada.”

Sobre o curso

Com carga horário total de 6 horas, o treinamento conta com equipamentos avançados e instrutores com experiência no tratamento de casos da doença. As turmas são formadas por, no máximo, 12 alunos, que são divididos em dois grupos de trabalho.

O conteúdo é voltado para médicos intensivistas, emergencistas, anestesiologistas e clínicos, além de outras especialidades que atendem pacientes com COVID-19. E também para enfermeiros intensivistas e emergencistas e fisioterapeutas respiratórios.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail [email protected]