Dirigentes gaúchos participam de capacitação sobre governança e compliance

Publicada 16/09/2019

O dia 13 de setembro foi dedicado ao estudo das práticas de governança e compliance aplicadas ao Sistema Unimed para 54 dirigentes de 18 singulares gaúchas. Em conjunto com a Unimed Federação Rio Grande do Sul, a Faculdade Unimed promoveu uma capacitação sobre o tema na última sexta-feira, em Porto Alegre. “Certamente, cursos como esse, viabilizados pela parceria com a Faculdade Unimed, vão nos permitir melhorar nossa gestão e sanar nossas dificuldades”, destacou o presidente da Unimed Federação/RS, dr. Nilson Luiz May, durante a abertura do encontro. 

Por meio de vídeos, cases e reflexões sobre o contexto das cooperativas e do mercado, o professor Danilo Matos trabalhou conceitos de governança corporativa, gestão de riscos e compliance conforme a Resolução Normativa 443/2019, da Agência Nacional de Saúde (ANS). Ele também estabeleceu paralelos práticos com exemplos de Unimeds em todo o Brasil, de acordo com parâmetros internacionais de gestão e boas práticas de governança corporativa, o Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista PDGC do Sescoop e o Selo de Sustentabilidade e Governança da Unimed do Brasil.

“O grande destaque do curso é o foco na centralidade da construção da estrutura de governança e compliance ‘com as pessoas’ e não ‘para as pessoas’. É necessário a profissionalização, modernização e melhoria da dinâmica, de forma a agregar valor aos produtos e serviços. Diante de um mercado altamente competitivo, tecnológico e profissional como vivemos nos últimos tempos, toda a visão de riscos deve estar alinhada à cultura e estratégia da cooperativa”, explica Danilo.

Para materializar a Governança Cooperativa, o professor propôs o resgate de propósitos como cooperação com equidade, prestação de contas, transparência e responsabilidade corporativa, bem como a criação de um ambiente de integridade, que vai além de normas e condutas, com o envolvimento da sociedade, clientes, colaboradores e cooperados. 

"O curso foi uma ótima oportunidade para aquisição de conhecimento visando à implementação de um alto nível de gestão em nossas Unimeds. Somos referência em saúde e devemos ser também referência em governança e compliance. Eventos assim demonstram que todo o Sistema está engajado nesse propósito", afirma o superintendente da Unimed Centro/RS, dr. Bruno Netto, um dos participantes da iniciativa.

Outras duas turmas estão previstas para o mês de dezembro, também em Porto Alegre, com foco no público tático das cooperativas do estado.
 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

08/05/2020

Revista Científica Faculdade Unimed prorroga chamada de trabalhos até 14/5

LER POST
07/05/2020

Como o compliance e a LGPD podem ser um diferencial na gestão das organizações?

LER POST
30/04/2020

Cursos sobre manejo da COVID-19 contribuem para atendimento de qualidade aos beneficiários

LER POST