Encontro de Pesquisa e Extensão promove debates para alunos e comunidade

Publicada 30/09/2021

Liderança humanizada, autoconhecimento e cooperativismo foram os temas da terceira edição do Encontro de Pesquisa e Extensão, realizado no dia 25 de setembro pela Faculdade Unimed. O evento on-line foi transmitido ao vivo e contou com três palestras e, ao final de cada uma delas, abriu espaço para discussão entre os participantes e as palestrantes.

Na abertura, a bibliotecária Fernanda Costa da instituição destacou a importância da metodologia científica não só para pesquisadores, mas para profissionais de todas as áreas, devido às habilidades desenvolvidas ao aprender a utilizar o método científico: “Cientistas são pessoas curiosas e persistentes, por isso, aproximar os alunos da ciência é também uma forma de prepará-los para um mundo cada vez mais industrializado e digital. Isso significa incentivar o empreendedorismo, a empregabilidade e o desenvolvimento do país.”

Na sequência, a mentora de Líderes Alê Telles falou sobre liderança humanizada. Ela mostrou como esse estilo de liderança pode aumentar os resultados de uma empresa e melhorar o clima organizacional. “A humanização da empresa é prezar pelo cuidado com os funcionários. Isto gera benefícios como a atração e retenção de talentos, redução de conflitos internos, redução do absenteísmo, melhoria da comunicação interna e maior produtividade”, explica.

Já a palestra Coragem de ser você, ministrada pela psicanalista Karina Duarte, tratou da necessidade de assumir riscos e desafios para atingir os nossos objetivos de forma responsável e assertiva: “Não é preciso arriscar tudo de uma vez. É possível arriscar 20% ou apenas em uma área de sua vida e ir colhendo os resultados das mudanças aos poucos. Para fazer grandes mudanças de uma vez, é preciso ter condições de bancar os resultados.”

O Encontro terminou com a palestra Cooperativismo como estratégia de mercado, que trouxe diversos exemplos de cooperativas que surgiram como forma de vencer os desafios do mercado e como o modelo é uma opção para driblar dificuldades: “O sistema cooperativista faz com que a gente possa pensar em novas possibilidades de existência, sobrevivência e de se manter produtivo”, disse a palestrante Carla Pinheiro.

Todas as palestras podem ser conferidas no canal da Faculdade Unimed no YouTube.