Experiências positivas na gestão cooperativista pautam debate na segunda live da Faculdade Unimed

  • Home
  • Notícias
  • Graduação
  • Experiências positivas na gestão cooperativista pautam debate na segunda live da Faculdade Unimed
Publicada 24/07/2020

A segunda live da Faculdade Unimed sobre o mercado de trabalho para o gestor de cooperativas foi uma aula sobre o segmento para quem quer se capacitar e seguir carreira na área. Durante o bate-papo on-line e ao vivo, realizado ontem (23/07), os convidados Walisson da Matta, analista de Monitoramento de Cooperativas da OCEMG, Fernando Romeiro Cerqueira, diretor-presidente da Coocafé, e Nidelson Falcão, gerente executivo da FecoAgro Leite de Minas e diretor executivo do Consórcio Cooperativo Grupo Cemil (CCGC), compartilharam suas experiências e mostraram como aplicam, na prática, os princípios cooperativistas.

Walisson da Matta, que é formado em Gestão de Cooperativas, apresentou um panorama geral do cooperativismo a nível nacional e internacional, além de repassar a atuação e os números de Minas Gerais. “As cooperativas investem muito em gestão e governança e buscam por gestores capacitados e, principalmente, com formação na área”, disse.

Ao falar sobre a atuação do CCGC, Nidelson Falcão mostrou um dos exemplos desse investimento e como a divisão por ramos no cooperativismo se traduz em força de mercado: “As cooperativas têm capacidade de se organizar de forma estratégica para atuarem juntas, demonstrando na prática um dos principais princípios do cooperativismo: a intercooperação.”

Já Fernando Romero reforçou que, com a globalização, entre os desafios enfrentados pelas cooperativas está o acesso ao conhecimento. “Precisamos fazer uma administração que busque essa acessibilidade e construir a gestão da nossa cooperativa para as pessoas, pelas pessoas e com as pessoas, buscando seu desenvolvimento”, destacou.

A live completa está disponível no canal da Faculdade Unimed no YouTube e pode ser assistida clicando aqui.

 

O papel do gestor de cooperativas

O cooperativismo, com seu potencial de crescimento que o difere de outros modelos de negócios, promove uma cadeia de desenvolvimento sustentável e de crescimento local. Por isso, a importância de se refletir sobre a atuação do gestor de cooperativas nesse processo. Ele é a pessoa responsável por articular interesses de grupos de cooperados em prol de algo maior. Um profissional que precisa ter conhecimento bem consolidado da área, com seus princípios e legislação, e a capacidade de relacionamento humano.

Ficou interessado em ingressar no meio cooperativista? Inscreva-se aqui para o vestibular da graduação tecnológica EAD em Gestão de Cooperativas da Faculdade Unimed.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST