Faça a Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários com a Faculdade Unimed

Publicada 27/10/2021

A Pesquisa de Satisfação com Beneficiários para obtenção de pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é uma das boas práticas para as operadoras de planos de saúde, seguindo as recomendações técnicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A Faculdade Unimed em parceria com a Unimed Aeromédica criou a Central de Pesquisas para a realização desse serviço. Pelo segundo ano consecutivo, ambas são recomendadas pela Unimed do Brasil como instituto de pesquisa. Em 2020, foram realizadas 59 pesquisas e em 2021 este número já chega a 63.

A Unimed Federação Centro Brasileira contou com o apoio desta assessoria para realizar uma pesquisa com 12 federadas que somavam mais 500 mil beneficiários: “A população alvo era composta de cerca de 387 mil beneficiários maiores de 18 anos e, destes, foi selecionada uma amostra de 4711 beneficiários distribuídos entre as Unimeds em que são clientes”, explica Lucas Siqueira Cheim, Analista de Informações Estratégias da Federação Centro Brasileira.

Lucas Cheim ressalta que “os resultados foram bastante positivos em todas as singulares. Também foram apontados alguns gaps para melhoria contínua dos serviços e processos em cada federada que realizou a pesquisa. Dessa forma, contribuímos para que pudessem verificar a satisfação de seus beneficiários além de viabilizar o acréscimo da pontuação base do IDMS (Índice de Sustentabilidade de Mercado), que compõe o IDSS, no quesito em que a pesquisa é considerada”. Em 2021 a Unimed Federação Centro Brasileira renovou a parceria para pesquisas com 11 federadas.

 

COMO FUNCIONA A PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM BENEFICIÁRIOS

O levantamento leva até 30 dias corridos e é feito de maneira automatizada. O grande benefício deste modelo é tornar as pesquisas extremamente precisas, sem riscos de erros nas amostras e de parcialidade por parte do pesquisador.

“Essa atividade é feita por meio da Inteligência Artificial (IA), que traz para o processo vantagens como agilidade, capilaridade e efetividade no contato, além do custo-benefício atraente. A IA é uma tendência de mercado e totalmente adequada ao momento da pandemia. Sem falar que tivemos resultados positivos em relação à amostra em todas as pesquisas que já realizamos”, esclarece Heloísa Jardim, analista de Negócios da Faculdade Unimed.

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