Faculdade Unimed abre as portas para a comunidade

Publicada 14/11/2019

Com o objetivo de oferecer à comunidade uma chance de vivenciar o ambiente acadêmico, a Faculdade Unimed realizou o I Encontro de Pesquisa e Extensão em sua sede, em Belo Horizonte. De 5 a 7 de novembro, os participantes puderam aprender sobre empreendedorismo, liderança, gestão de conflitos, entre outros temas que poderão ajudá-los a desenvolver suas habilidades para o mercado de trabalho.

Núbia dos Santos Macedo, que trabalha como balconista, estava nesse grupo. Ela esteve presente nos três dias do evento e pretende colocar em prática o que aprendeu. “Estava acomodada, precisava encontrar um caminho para buscar desafios novos, voltar a estudar. A palestra sobre Gestão de Conflitos no Mundo Corporativo abriu a minha mente e me deu uma direção”, destacou.

De acordo Aline Mattos, coordenadora pedagógica da instituição, que ministrou a palestra, o conflito é um processo natural e que, se bem gerenciado, desenvolve aprendizagem e crescimento pessoal e profissional. “Em mundo em constante mudança, saber lidar com o conflito é fundamental para se ter sucesso. O melhor caminho é aliar inteligência emocional e estratégias de negociação para a obtenção de resultados positivos e saudáveis no ambiente corporativo”, completou.

Troca de saberes
Além das palestras, a programação contou com oficinas que estimularam a interação e a troca de conhecimento entre os participantes. Na oficina Tenha sucesso nos estudos com a neurolinguística, a professora Simone Dias explicou que o conceito corresponde a um vasto campo científico que explora a forma como o cérebro compreende e produz linguagem e comunicação, de todos os tipos e formatos. “A neurolinguística auxilia o estudante a encontrar um equilíbrio e potencializar as formas que ele mais aprende, afetando diretamente o seu comportamento e a sua relação com o processo de aprendizagem”, disse.

Entre as dicas apresentadas, a professora sugere estimular os cinco sentidos - visão, audição, olfato, paladar e tato – durante os estudos, já que é por meio dos órgãos que os comandam que as informações chegam até o cérebro para serem processadas e interpretadas. “Use gráficos e imagens para estudar, ouça áudios com a matéria, coma algo incomum enquanto estuda e estimule os sentidos táteis passando a mão em diferentes texturas. Outro exemplo para potencializar o processo de aprendizagem é ensinar o que está aprendendo, usando suas próprias palavras”, acrescentou.

A estudante de Administração Lilyan Amaro Corrêa aprovou: “Foi incrível! As dicas e reflexões apresentadas estavam próximas da nossa realidade. Recebemos ferramentas que vão nos auxiliar na trajetória acadêmica, bem como em relações interpessoais.”

Ação solidária
Os ingressos para o evento foram retirados gratuitamente pelos interessados, mediante a doação de um brinquedo em bom estado. Os itens arrecadados serão doados para a Associação Ser Parte, que desenvolve ações educativas de socialização e promoção da cidadania para crianças e jovens.