FU promove evento de capacitação para docentes da graduação

Publicada 28/02/2019

No dia 16 de fevereiro, a Faculdade Unimed realizou um curso de extensão para os professores da graduação tecnológica. O objetivo foi capacitá-los na elaboração de projetos para os programas de Monitoria e Extensão da instituição.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Unimed, Carolina Rezende, destaca que o envolvimento dos professores em algum projeto de extensão e monitoria é de extrema importância. “Esse curso responde a diretriz do Ministério da Educação (MEC), no que se refere à capacitação do docente e ainda favorece a consolidação da cultura de produção de conhecimento que é o ponto forte de uma instituição de ensino superior. Foi uma primeira experiência que se mostrou muito exitosa, especialmente pelo compromisso e interesse dos professores da casa. Certamente vai servir de inspiração para novas iniciativas futuras”, afirma Carolina.

A coordenadora também destaca que, no caso da monitoria, é uma chance do aluno aprofundar os seus conhecimentos em uma determinada matéria, o que depois pode ser usado como inspiração para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e até mesmo para uma especialização. "Os estudantes que atuam nesse tipo de atividade acadêmica, seja como bolsista ou como voluntário saem na frente, já que, muitas vezes, essa experiência em uma monitoria, por exemplo, conta pontos para um futuro mestrado, pós-graduação ou especialização", comenta.

Para o professor Marcelo Nascimento, coordenador dos cursos tecnólogos e participante, o “tripé” ensino, pesquisa e extensão precisa andar junto para uma formação de excelência dos alunos. “O curso sensibilizou o público em relação ao envolvimento com a pesquisa, extensão e destacou a importância de trabalharmos sempre em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).  Essa capacitação evidenciou que muitas ações de caráter de pesquisa e extensão contribuem para a fiel execução do PPC”, salienta Marcelo.