Fundação Unimed comemora 25 anos

Publicada 20/02/2020

A Fundação Unimed, mantenedora da Faculdade Unimed, comemora, hoje (20/2), 25 anos. Ao longo de sua trajetória, a instituição se consolidou como pioneira em educação para o Sistema Unimed, oferecendo cursos para capacitação dos colaboradores e cooperados nas áreas de saúde, gestão e cooperativismo. Com o tempo, as demandas e oportunidades foram aumentando, levando à abertura de turmas para o mercado.

De 1955 para cá, foram quatro sedes, um salto de 20 para quase 100 colaboradores, mais de 2,5 mil turmas e assessorias e mais de 100 mil alunos capacitados em todo o Brasil. “Toda a experiência adquirida até aqui resultou na sua principal conquista: o credenciamento, junto ao Ministério da Educação, da Faculdade Unimed, que segue o mesmo caminho de excelência, com o apoio essencial de seus mantenedores e parceiros”, destaca o presidente da instituição, dr. Eudes de Freitas Aquino.

Para marcar a data, foi criado um selo comemorativo, que tem como inspiração uma linha do tempo estilizada, para reforçar o crescimento da instituição nesse período. Além disso, durante o ano, será divulgada uma série de ações especiais em alusão ao aniversário.

Entre elas está o lançamento de 50 novos cursos EAD, gratuitos para as Unimeds mantenedoras e abertos ao público em geral. Seguindo a tendência do microlearning, são vídeos curtos e dinâmicos, que promovem o que é essencial ao aluno em menos de uma hora. Outra facilidade é a possibilidade de acesso a qualquer hora e lugar. Serão abordados temas como gestão, liderança, finanças, carreira, vendas, marketing e comunicação, bem-estar, comportamento e autoconhecimento.

Na graduação, os destaques são a formatura da primeira turma dessa modalidade, dos alunos de Gestão Hospitalar, e o início do curso em EAD de Gestão de Cooperativas. Também estão previstos novos projetos voltados para integração e capacitação da comunidade, entre outras iniciativas.

Memória
A Fundação Unimed começou suas atividades dentro de uma sala, em 1995. “Essa história tem como premissa o quinto princípio cooperativista: Educação, formação e informação. Desde o início, a missão da Fundação era promover a qualificação profissional do Sistema, contribuindo para seu desenvolvimento e reconhecimento como referência na saúde cooperativista”, conta o atual presidente, dr. Eudes.

O lançamento da primeira pós-graduação em Auditoria em Saúde, no ano de 1998, foi um dos marcos. Antes disso, eram oferecidos apenas cursos de curta duração. “Um grande desafio daquela época, talvez o maior de todos eles, era atender os clientes acompanhando os avanços tecnológicos. Era um processo de adaptação, porque tínhamos que aprender a trabalhar com as novas ferramentas sem prejudicar o atendimento”, lembra Mariney Oliveira, supervisor do setor Administrativo, que está há 23 anos na instituição.

Atualmente, são oferecidos mais de 300 cursos, considerando os presenciais (graduação tecnológica, pós, curta duração), a distância e assessoria de gestão. “Se pararmos para pensar em como era no princípio até hoje, a Fundação deu um grande salto. Os processos aprimoram muito e o trabalho realizado mostrava que tínhamos condição de ser uma instituição de ensino superior. E o credenciamento do MEC é uma prova disso”, conclui Sônia Capanema, gerente de Contabilidade, que entrou na instituição como assistente administrativo, há 22 anos.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Há 5 dias

Plataforma de Telessaúde é lançada para fortalecer a gestão de pacientes com COVID-19

LER POST
16/03/2020

Faculdade Unimed suspende atividades presenciais temporariamente

LER POST
12/03/2020

Comunicado sobre coronavírus

LER POST