Médicos da Unimed Vitória ampliam conhecimentos em ultrassonografia

Publicada 15/02/2019

Aprender os conceitos, dispositivos e técnicas utilizadas na ultrassonografia. Foi esse o principal objetivo de 45 médicos cooperados da Unimed Vitória, que cursaram no dia 09 de fevereiro a capacitação da Faculdade Unimed intitulada: “Procedimentos Guiados por Ultrassonografia”. Além da aula expositiva com informações teóricas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente o equipamento utilizado e desenvolver habilidades de manuseio. O curso ainda contempla práticas onde o estudante se familiariza com diferentes abordagens ultrassonográficas e, efetivamente, realiza os procedimentos em manequins. 

Um dos professores do curso, Jorge Oberhofer, explica que a ultrassonografia é hoje uma grande ferramenta para diversas especialidades médicas. “A ultrassonografia é uma ferramenta auxiliar que qualquer especialidade pode usar, como clínicos, pediatras, obstetras, mas ela é um trabalho que demanda atenção, treinamento e leitura, por isso a importância do curso”. O docente ainda destaca que hoje cada vez mais se exige do profissional o uso da ultrassonografia como ferramenta de segurança e precisão ao paciente. “Atualmente, na imensa maioria dos procedimentos de mais risco ao paciente, conseguimos nos guiar por uma imagem clara da ultrassonografia. Isso gera maior precisão, que se reflete em maior segurança para o paciente”, afirma.

Para o aluno Felipe Tabachi, cirurgião oncológico e coordenador das Emergências do Hospital da Unimed Vitória, a utilização da ultrassonografia promove uma melhoria significativa nos processos hospitalares. “Ao nos prepararmos para realizar o exame de imagem, diminuímos os riscos que o acesso guiado apresenta, como o pneumotórax, por exemplo. Com a redução dessas complicações, alcançamos uma maior eficácia. Para isso, o curso foi fundamental”, destaca. 

O conteúdo programático do curso contempla os princípios da ultrassonografia, o uso do equipamento, os bloqueios dos nervos periféricos do membro superior, bloqueio axilar, do plexo braquial (nas diferentes vias de acesso), supraclavicular, infraclavicular, além dos princípios físicos e ajustes do equipamento de ultrassonografia, e a revisão da literatura sobre a relação custo-benefício do acesso guiado aparelho de ultrasom (US). 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana passada

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
Semana passada

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
Semana passada

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST