Novo curso de Emergência e Terapia Intensiva para a Enfermagem

Publicada 15/01/2019

Capacitação de 180 horas foi desenvolvida para atuação de enfermeiros em Urgências e Emergências 

A Faculdade Unimed, cumprindo seu objetivo de promover o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho na área da saúde, acaba de lançar o curso de aperfeiçoamento em Emergência e Terapia Intensiva para Enfermagem

Conforme explica o diretor Acadêmico da Faculdade Unimed, Ary Célio de Oliveira, a atuação em Urgência e Emergência exige constante busca por novos conhecimentos para a eficiência no atendimento ao paciente crítico. “Por isso desenvolvemos esta nova capacitação, ministrada na modalidade presencial e com 180 horas de duração. O curso tem o objetivo de desenvolver as competências necessárias ao profissional enfermeiro para o cuidado de enfermagem em Urgências e Emergências, com destaque para a qualidade do atendimento, ética, eficiência e segurança”, detalha Oliveira.

A coordenação do curso é feita pelos docentes Hugo Urbano e Gláucia Helena Souza. Conforme destaca a professora Gláucia Helena, a prática da Urgência e Emergência é hoje feita por equipe multidisciplinar e multiprofissional. Nesta equipe, o enfermeiro tem papel central no controle dos processos decorrentes e iniciados com a prescrição médica. “O enfermeiro é o principal responsável pelo gerenciamento dos processos na assistência nas Urgências e Emergências.  E isso ganha especial importância pela grande quantidade de recursos utilizados nesses setores. Há necessidade da soma, provisão e previsão de recursos para que haja redução dos índices de insucessos, bem como adequada utilização. Por isso o aprimoramento do conhecimento do profissional enfermeiro é necessário, visto que ele é peça fundamental para o restabelecimento da saúde do paciente, e possui grande valor e importância como membro da equipe multiprofissional”, esclarece a professora.

A primeira turma do curso acontecerá em Belo Horizonte/MG, no campus sede da Faculdade Unimed, e as inscrições estão abertas. As aulas começarão no dia 15 de fevereiro, sendo os encontros mensais, sempre às sextas-feiras (das 14h às 22h) e aos sábados (das 8h às 17h). 

Podem ser alunos enfermeiros que atuam ou pretendem trabalhar em Unidades de Emergência, Transporte do Paciente Crítico (pré-hospitalar e dentro do hospital), Bloco Cirúrgico e Terapia Intensiva Adulto.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST