Núcleo de Pesquisa e Extensão comemora primeiros resultados de 2019

Publicada 15/07/2019

O ano ainda não acabou, mas o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) da Faculdade Unimed já comemora os resultados do primeiro semestre de 2019, conquistados junto aos alunos.

No primeiro ano da monitoria, o destaque foi a aprovação, sem recuperação, de todos os estudantes da graduação tecnológica de Gestão Hospitalar em Bioestatística, uma disciplina que apresenta um histórico de dificuldade entre as turmas. “A intervenção dos monitores foi fundamental nesse processo. Os conceitos básicos foram abordados durante a monitoria, antes da aula. Essa integração facilitou o trabalho do docente e a compreensão dos alunos em sala”, destaca a professora Simone Dias Cardoso e orientadora do projeto.

Em fevereiro, foi aberto um edital para seleção de monitores bolsistas e voluntários entre os alunos da Faculdade Unimed para reforçarem o conteúdo das disciplinas Matemática, Estatística e Bioestatística, acompanhados por dois docentes. Devido à interface entre os assuntos, optou-se por formar o que foi chamado de “supermonitoria”. “O resultado foi ótimo. Aproveitamos a afinidade entre as disciplinas para desenvolvê-las juntas. Trabalhamos com materiais da biblioteca da Faculdade e vídeos da internet, que possibilitam o acesso do aluno pelo celular, em qualquer lugar”, explica o professor Gil Marcos Rodrigues, também orientador da monitoria.

Na prática

A atuação dos três monitores selecionados foi dividida entre reuniões, definição e preparação das atividades e realização das aulas de monitoria para as turmas da graduação tecnológica em Gestão Hospitalar e Gestão de Cooperativas. A intervenção dos monitores foi reconhecida pelos alunos e professores. “Foi uma parceria muito positiva e fiquei feliz com o retorno da turma. É um ganho duplo, porque eu também aprendo enquanto estudo para explicar para os colegas”, ressalta o monitor Vanderlei de Cássio Rita, aluno do 3º período do curso de Gestão Hospitalar. Os outros monitores deste ciclo são Fernanda dos Anjos Ferreira e Wanderson Martins, ambos do 2º período de Gestão de Cooperativas.

Além de atender os alunos, o projeto de monitoria contempla a realização de treinamentos gratuitos para a comunidade externa. Já foram abordados temas como gestão de tempo, escrita acadêmica e conceitos básicos do Excel. Segundo o coordenador dos cursos de graduação tecnológica da FU, Marcelo Augusto Nascimento, “a monitoria é um processo acessório na formação. O importante é proporcionar ganhos para o aluno monitor para que ele possa conquistar o seu lugar.”

Os professores da Faculdade Unimed e integrantes do Nupex também participaram de um curso voltado para elaboração de projetos para editais de extensão e monitoria.

Extensão

Já na área de extensão, o projeto Liderança Transformadora alcançou mais de 100 pessoas, com ações como um treinamento para alunos e comunidade sobre as boas práticas no LinkedIn e consultorias individuais para potencializar o uso dessa rede social corporativa, além da realização da palestra Liderança: Como ser um Jovem Líder de Impacto Social, dentro do projeto Rondon Minas 2019

O grupo é formado por Roberta Nunes, Roberta Mayrink, Arianne Ferreira e Karla Santos, que cursam a graduação tecnológica em Gestão Hospitalar, com a coordenação de Igor Rocha, da área de Marketing e Comunicação da FU. Para o segundo semestre, a meta é avançar com as pesquisas para o artigo científico sobre a questão das minorias sociais na gestão das empresas e intensificar ainda mais as ações para os alunos da Faculdade Unimed e a comunidade.