Números comprovam crescimento da Faculdade Unimed em 2019

Publicada 17/12/2019

A Faculdade Unimed chega ao final de 2019 com balanço positivo. Os resultados são reflexo do crescimento das atividades e da evolução dos serviços da instituição de ensino. Entre os principais marcos está o aumento de 83% no número de Unimeds atendidas, comparado com o ano anterior, sendo 187 até o final de novembro. Também merece destaque o total de novos alunos de pós-graduação no mesmo período: 1.526 − somando as 51 turmas abertas ao público em geral e in company − 22% a mais que 2018.

Outra importante conquista foi a mudança para a nova sede, o que ampliou sua capacidade de atendimento e elevou a instituição a um novo patamar institucional. “Foi um ano especial, em que a Faculdade Unimed recebeu importantes reconhecimentos do Sistema pelo desenvolvimento do seu trabalho. E os números comprovam isso. Nossa expectativa é continuar nesse ritmo de crescimento em 2020”, destaca Vinícius Oliveira, gerente de Negócios e Operações da instituição.

Confira, abaixo, como foi o desempenho da instituição em 2019 (jan a nov):

 

Atendimento às Unimeds


Como citado anteriormente, um dos destaques do ano foi o aumento no número de Unimeds atendidas. Isso mostra como a instituição tem conquistado, cada vez mais, seu espaço no Sistema. “É um grande ganho ter uma faculdade no Sistema. A instituição entende o negócio, e os cursos são totalmente voltados para a necessidade real das cooperativas de saúde”, ressalta Marcos Guimarães, do RH da Unimed Federação Rio. O portfólio dos cursos de curta duração e educação a distância foram inseridos na plataforma de avaliação de desempenho da Federação para que os gestores possam indicá-los no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos colaboradores. “Também temos uma turma de MBA em Administração Hospitalar, os novos colaboradores fazem os cursos sobre Cooperativismo e Sistema Unimed no processo de admissão. Usamos toda a gama de cursos que a Faculdade oferece para estruturar nossos treinamentos ao longo do ano”, completa.

 

Pós-graduação


Além das 26 turmas abertas de pós-graduação, foram fechadas mais 25 na modalidade in company, um ganho de 25% em relação ao ano anterior. Uma delas é o MBA em Gestão de Cooperativas contratado pelo Sescoop Piauí para atender as singulares do estado. O primeiro módulo começou em novembro, com 30 alunos cooperados. “Queremos profissionalizar as cooperativas para que possam se desenvolver cada vez mais e melhorar a vida dos cooperados com a disseminação e aplicação do conhecimento adquirido em suas rotinas de trabalho”, explica a analista de Monitoramento do Sescoop-PI, Regina Lira.

 

Cursos de curta duração


Outra solução que registrou crescimento foram os cursos de curta duração in company: 106 projetos entregues, 23% a mais que 2018. A Unimed Maceió realizou dois cursos de atualização em emergência médica para seus cooperados. “Temos grandes expectativas para o próximo ano com o lançamento do DRG, que é algo que as cooperativas vão precisar estudar bastante e temos interesse em participar. Também queremos continuar a parceria em relação ao curso de cooperativismo e trabalhar sempre com a capacitação e gestão dos cooperados e colaboradores, de forma a melhorar a atuação da cooperativa e fortalecer a ação da equipe”, planeja a coordenadora médica da Unimed Maceió, dra. Magaly Medeiros.

 

Assessoria: pesquisas e processo seletivo


Entre os trabalhos de assessoria prestados pela Faculdade Unimed estão as pesquisas e os processos seletivos de cooperados. Este ano, as demandas tiveram um aumento de 206%, comparado com o mesmo período, janeiro a novembro, de 2018. Foram 45 pesquisas e 13 processos, no total.

A Unimed Campo Grande solicitou uma pesquisa qualitativa para avaliar a satisfação dos beneficiários, com foco no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), da Agência Nacional de Saúde (ANS). As entrevistas foram feitas de 29 de novembro a 5 de dezembro e, ainda este mês, o relatório será encaminhado para a singular. “Com essas informações, poderemos tomar medidas para melhorar nossos resultados e entregas. O processo foi feito com muita atenção em relação a todos os pontos colocados. Foi muito tranquilo e muito ágil, da negociação à entrega da pesquisa”, destaca Leandro Valim, gestor de Relacionamento com o Cliente da Unimed Campo Grande.

Já a Unimed Londrina fechou, pelo segundo ano consecutivo, a seleção para filiação de 42 médicos. A prova objetiva está prevista para o dia 12 de janeiro de 2020. “Antes não realizávamos seleção com provas. Então, modificamos todo o processo de admissão de cooperados com o suporte da Faculdade Unimed. Escolhemos a instituição após fazer benchmarking com outras Unimeds e também pela credibilidade e experiência da instituição neste tipo de trabalho”, ressalta Mariana Carvalho, analista de Relacionamento com o Cooperado.

 

Projetos de educação a distância


Cada vez mais, as empresas têm investido na educação a distância como uma alternativa para capacitar suas equipes. Em 2019, a Faculdade Unimed entregou mais de 110 projetos dessa modalidade, entre criação de cursos − destaque para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Atenção Primária à Saúde (APS) − e implantação da plataforma de aprendizado on-line.

A possibilidade de customização de acordo com o pedido do cliente é um dos diferenciais da entrega. A Central Nacional Unimed (CNU), por exemplo, utiliza a plataforma para estimular o conhecimento nas múltiplas fontes de aprendizagem e alcançar os colaboradores que estão em outras localidades. “Entre os ganhos conquistados ao longo dos três anos da implantação está o aumento expressivo na adesão. Atingimos um percentual superior à meta no quesito de aprimoramento profissional, comparada com os anos anteriores. Além disso, os colaboradores se sentem mais integrados ao Sistema Unimed”, explica Magpy Silva, da área de Gestão de Pessoas da CNU.

Para 2020, o foco é desenvolver novos conteúdos aplicados aos níveis de lideranças, visando sustentar a estratégia do negócio. “Temos clareza que as novas tendências estão se voltando, cada vez mais para o ensino a distância. Diante desse fato, o investimento será intensificado para essa modalidade”, acrescenta.

 

Eventos


A participação em eventos do Sistema Unimed e dos setores de saúde e cooperativismo é uma das estratégias adotadas pela instituição de ensino para divulgar sua marca, estreitar relacionamentos e fechar negócios. Ao longo do ano, a Faculdade marcou presença em diversos eventos, de norte a sul do país, entre convenções, seminários, simpósios e encontros. O último deles foi o Unimed 3D, promovido pela Unimed Federação Minas, nos dias 12 e 13 de dezembro, em Belo Horizonte. Foram divulgadas as turmas disponíveis para o primeiro semestre de 2020 e esclarecidas dúvidas sobre o portfólio de serviços para os dirigentes mineiros.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana passada

Prorrogado prazo para envio de trabalhos para Revista Científica

LER POST
Semana passada

Faculdade Unimed ministra curso de perícia médica para profissionais dos Correios

LER POST
Semana passada

Curso sobre conceito bobath é novidade no portfólio da Faculdade Unimed

LER POST