Parcerias geram oportunidades de estágio para os alunos da Faculdade Unimed

Publicada 14/08/2019

A vivência cotidiana da profissão é fundamental para a formação do estudante. Por isso, o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) da Faculdade Unimed tem atuado para unir a prática e a teoria da maneira mais eficiente: por meio da oferta de estágios. Uma das parcerias firmadas foi com o Núcleo de Oftalmologia Especializada, localizado em Belo Horizonte (MG). Será oferecida uma vaga de estágio na área de Qualidade para as turmas de graduação tecnológica em Gestão Hospitalar, a partir do 2º período.

A carga horária total é de 180h. Segundo a supervisora de Recursos Humanos da clínica, Mariana Gonçalves, o aluno terá acesso a todos os setores, bem como aos processos ligados a documentações, certificação e auditoria. “É uma oportunidade para ele compreender e aprender sobre o funcionamento da qualidade nos processos de uma instituição de saúde. Além disso, nossos colaboradores terão descontos nos cursos da Faculdade Unimed, o que contribui para o desenvolvimento técnico da nossa equipe”, explica.

Primeiros estágios concluídos com sucesso
O Hospital Life Center, também na capital mineira, foi o primeiro parceiro da FU nesse processo. Três alunos de Gestão Hospitalar concluíram estágios de 180h no local. Com o acompanhamento do supervisor de estágio da instituição de ensino, eles produziram um diagnóstico situacional e um plano de ação. “Eles ainda criaram projetos integrados, com foco na gestão das áreas de atendimento e procedimentos operacionais e na criação de processos e fluxos, colocando em prática todo o conhecimento aprendido em sala de aula”, destaca a assistente em Educação do Nupex, Marina Souza.

Para a aluna Roberta Nunes, o estágio ajudou muito para seu aprendizado. “Gostei bastante e só tenho a agradecer ao Hospital, à Faculdade e à professora Denise pela oportunidade de fazer parte da equipe do Faturamento”, completa. O aluno Thiago Ferreira também destacou os benéficos da experiência. “No setor de Pré Auditoria do Pronto-Socorro, aprendi a receber as contas, conferir e protocolar. Foi uma experiência muito boa”, assegura.

Parceria em andamento
Outra negociação em andamento é com a COMARP (Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha), que conta com 40 colaboradores. A proposta é disponibilizar vagas para os alunos do curso de Gestão de Cooperativas, para que possam desenvolver e aplicar projetos para melhoria do processo administrativo e gerencial da associação.