Posse da diretoria marca novo ciclo da Fundação e Faculdade Unimed

Publicada 17/06/2021

A solenidade de posse dos diretores e conselheiros da Fundação/Faculdade Unimed reuniu, pela primeira vez, os novos presidentes eleitos das entidades nacionais do Sistema Unimed, que assumiram a direção colegiada da instituição de ensino. O evento foi realizado no dia 17 de junho, na sede da instituição em Belo Horizonte (MG), com transmissão on-line e simultânea para o Sistema.

Dr. Helton Freitas (Seguros Unimed) assumiu a Presidência da Fundação Unimed e a Diretoria Geral da Faculdade; Dr. Omar Abujamra Junior (Unimed do Brasil) é o Diretor de Relações Institucionais; Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra (CNU) é o Diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento e Dr. Adelson Severino Chagas (Unimed Participações) é o diretor Administrativo-Financeiro. Foram empossados, ainda, Dr. Fábio Leite Gastal, como diretor Acadêmico, e Márcio Morais Barbosa, como diretor Administrativo-Financeiro da Faculdade.

Nova diretoria da Fundação Unimed: Dr. Helton Freitas, Dr. Omar Abujamra Junior, Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra e Dr. Adelson Severino Chagas (da esq. para dir.)

Na ocasião, a nova Diretoria Executiva assinou com a Fundação Dom Cabral, representada por seu presidente-executivo, Professor Antônio Batista, um memorando de entendimento para troca de experiências, permuta de recursos de ensino, intercâmbio de professores, elaboração de novos cursos, desenvolvimento conjunto de soluções educacionais, entre outras possibilidades entre as instituições.

Outro destaque foi a palestra As armadilhas do conteúdo e da tecnologia: um repensar sobre as tendências e o futuro da educação, ministrada pelo Professor Doutor Rivadávia Drummond. Com expertise em áreas como Inovação, Estratégia, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Organizacional, ele falou sobre as grandes mudanças e transformações no setor, impactadas pela tecnologia, e as consequências para organizações. “É preciso aprender na prática e compreender essa transformação, que é inadiável e realizada em pequenas etapas. A proposta passa por repensar a gestão e o gerenciamento, maior iniciativa para experimentação e formação de pessoas”, disse.

Também estiveram presentes no evento Dra. Valma Leite da Cunha, promotora do Ministério Público de Minas Gerais, titular da Promotoria de Justiça Especializada na Tutela de Fundações de Belo Horizonte; e Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG.

Referência em educação para o Sistema Unimed

O objetivo da nova diretoria é tornar a Fundação e a Faculdade Unimed referência em educação dentro de todo o Sistema Unimed, explicou Dr. Helton Freitas: “A Fundação Unimed precisa ser consolidada como nosso braço educacional. A ideia é que ela seja referência nacional para todo o setor de saúde, sendo vista como um verdadeiro laboratório de ideias.” Além do foco no Sistema Unimed, ele mencionou que também há espaço de crescimento dentro do ambiente cooperativista brasileiro: “A nossa meta é ampliar a atuação, e, posteriormente, apoiar no processo de formação educacional do setor de saúde e das cooperativas de uma forma geral.”

Dr. Omar Abujamra destacou a importância da Faculdade Unimed para promover um salto de gestão e qualidade dentro do Sistema: “A Fundação e a Faculdade Unimed têm papel fundamental no salto de patamar do nosso Sistema, contribuindo para a profissionalização da gestão; incubando e disseminando modelos de cuidado mais contemporâneos e sustentáveis; possibilitando o desenvolvimento dos nossos corpos técnicos, que tangibilizam a essência da marca Unimed junto aos nossos clientes.”

Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra ressaltou o papel relevante da Fundação Unimed na formação de dirigentes, cooperados e colaboradores do Sistema Unimed. “Seu papel é contribuir fortemente no desenvolvimento de nossos dirigentes, cooperados, gestores e colaboradores, preparando todos para serem melhores e mais competitivos no mercado de trabalho e nas entregas para as cooperativas.”

Com um grande desafio pela frente, Dr. Adelson Severino Chagas acredita que a integração entre as cooperativas será a mola propulsora deste novo momento: “Esta é uma grande oportunidade de trazermos profissionalização da gestão, com base na nossa experiência e em cases do próprio Sistema Unimed, e nos tornarmos referência na educação voltada para as cooperativas e para o setor de saúde.”