Seminário destaca importância da pesquisa científica para alunos da graduação

Publicada 17/12/2019

As turmas do 2º e 4º períodos da graduação em Gestão Hospitalar participaram do I Seminário de Práticas Integradoras da Faculdade Unimed. Realizado no dia 5 de dezembro, o encontro encerrou a disciplina que leva o mesmo nome e que busca mostrar a importância da pesquisa acadêmica para o aluno.

No início do semestre, foram formados 12 grupos para a criação de um projeto de iniciação científica relacionado a problemas percebidos nas unidades de saúde em que os estudantes trabalham. O conteúdo deveria ter como base os pilares liderança, sustentabilidade e comunicação.

“Eles também puderam aprimorar competências como trabalho em equipe, saber ouvir, empatia e criatividade. O papel da faculdade é desenvolver o senso crítico dos alunos. Um gestor sem senso crítico fica só no imaginário. A prática exige argumentação, capacidade lógica e hábito da reflexão”, esclarece a professora da disciplina, Silvana Chiaretto.

Na prática
O processo envolveu a escolha do tema e da pergunta norteadora, justificativa sobre a importância do assunto que seria estudado, definição da categoria de análise e da bibliografia de referência. Por fim, a apresentação para as duas turmas durante o seminário.

O grupo da Patrícia Licínio, aluna do 4º período, fez um estudo de caso sobre como a judicialização da saúde pode impactar na sustentabilidade de um hospital de alta complexidade do SUS, onde ela trabalha.

A aluna relata que a demanda de casos recebida é grande, complexa e diversificada e que, na realidade do SUS, a gestão financeira é algo delicado para a continuidade de prestação de serviços à comunidade.

“Esse é um tema muito importante para nós, futuros gestores hospitalares do SUS e da Saúde Suplementar. Acredito que este estudo pode trazer diversos benefícios para a melhoria de processos e análises financeiras, resultando em diferentes decisões dos gestores ou até mesmo indicar uma discussão e pesquisa para melhorias em políticas de saúde pública”, ressaltou.