Unimed do Brasil e Singulares investem em cursos in company

Publicada 30/05/2018

Em maio, a Faculdade Unimed deu início a diversos cursos in company. Excelentes opções para atualizações e capacitações de profissionais, os cursos in company estão sempre disponíveis para as Unimeds. Confira as turmas iniciadas neste mês:

“Matemática Financeira – HP12c e Excel” na Unimed do Brasil

Não é novidade que as taxas reais de juros do Brasil são uma das mais altas e punitivas do mundo, especialmente para quem não conhece ou faz um mínimo planejamento financeiro. Conhecer o mercado, seus produtos e a dinâmica de funcionamento certamente alavancarão a produtividade financeira das instituições. Pensando nisso, a Faculdade Unimed realizou, na Unimed do Brasil, no dia 7 de maio, o curso de curta duração “Matemática Financeira – HP12c e Excel”.

Marcelo Martnovich foi o docente responsável pelo curso. “Nesta turma, a maioria dos participantes já eram da área. Por isso, realizamos uma atualização, em seguida aprofundamos e detalhamos as operações financeiras. Durante a aula, meu intuito foi dar a base para que eles sempre se lembrem de buscar o norte, que é exatamente ter o caixa o mais saudável possível. Para isso, reforcei que é preciso dar tratamento diferente para a saúde dos recebíveis e também olhar com critério o custo efetivo das operações de crédito, a estrutura das operações e a real taxa de juros dos produtos oferecidos. Assim, acredito que contribuí para que os participantes retornassem às suas atividades com olhar diferenciado e um cuidado voltado às contas a receber, com produtos de aplicação financeira, visualizando com cautela a tributação e o rendimento”, destaca o professor. 

“ECD, ECF - LEI N° 12.973/14 – Foco Prático” na Unimed do Brasil

Também em maio, a Unimed do Brasil promoveu o curso de curta duração da Faculdade Unimed intitulado “ECD, ECF - LEI N° 12.973/14 – Foco Prático”. Ministrado pelo professor Carlos Marastoni, a duração total foi de 16 horas, as aulas proporcionaram capacitação dos profissionais para a obrigação acessória a ser entregue para a Receita Federal, conforme layout e alterações vigentes sobre os dados do ano calendário 2017. O professor instruiu o público sobre os impactos promovidos pela Lei 12.973, de 2014, e pela nova Escrituração Contábil Fiscal (ECF) nas normas e processos internos das instituições, especialmente cooperativas, quanto à apuração de IRPJ, CSLL, PIS E COFINS.

“Foram dois dias muito gratificantes. Foi um grande prazer fazer parte de mais uma experiência com a turma de Escrituração Contábil Digital e Fiscal. Afinal, no atual contexto, é muito relevante estudar por meio da lei 12.973 esses conteúdos. Tanto a parte contábil como a fiscal deste curso se completam por essas duas obrigações. Portanto, acho gratificante essa proposta, pois ela forma verdadeiros profissionais, colaborando para uma isonomia do conhecimento, gerando uma proximidade de entendimentos. Assim, enriquecemos o saber dos alunos”, afirma o docente Marastoni. 

Válido reforçar que o curso tem sido uma excelente maneira de atualização, uma vez que a lei 12.973, publicada em 2014, promoveu a extinção do regime tributário de transição, o que ocasionou uma reviravolta aos processos contábeis e fiscais das instituições. Noutro sentido, a implantação da ECF pelas cooperativas revolucionou as rotinas internas de prestação de informações fiscais do imposto de renda e da contribuição social.

Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance na Unimed Criciúma

A visão de fortalecer e desenvolver os líderes da Unimed Criciúma motivou a Singular a realizar o curso “Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance”, ministrado pela professora da Faculdade Unimed, Priscila Galhardo. O primeiro de cinco encontros, com duração de oito horas cada, aconteceu no dia 17 de maio, no auditório da Unimed Criciúma, e contou com a participação de 27 coordenadores da cooperativa catarinense.

“Trabalhamos com desenvolvimento de líderes há três anos. Com o curso, visamos capacitar e desenvolver nossos coordenadores para que possamos ter melhorias em todo o contexto da instituição. Tanto em nosso projeto macro quanto neste curso, focamos na retenção de colaboradores, melhoria nos relacionamentos interpessoais e nos resultados gerais da instituição”, destaca a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unimed Criciúma, Eduarda Dajori Peruchi.

De acordo a docente Galhardo, a receptividade foi muito boa e a turma extremamente participativa. “Utilizamos diversas ferramentas de design thinking e foi perceptível que os participantes fizeram desse momento uma troca de experiências e oportunidade de atualização, e saíram muito motivados”, analisa a professora. 

“O conteúdo exposto me despertou e a aula foi muito madura. Como temos trabalhado o tema há três anos em nossa Singular, sempre sugeri ao RH que tivéssemos atividades mais práticas. O primeiro encontro do curso nos apresentou diversas técnicas relacionadas a mapa mental, feedback e protagonismo, e nos desafiou a sair de nossa zona de conforto. Certamente consegui aprender formas de compreender melhor a equipe e, principalmente, formas de usufruir do melhor das novas gerações que ingressaram no mercado de trabalho”, afirma Marcela Hilário Tiscoski, coordenadora do Laboratório da Unimed Criciúma. 

Criciuma  (1).jpeg
Alunos do curso "Desenvolvimento de Líderes de Alta Performance", ministrado na Unimed Criciúma (SC)
 

Acesso Vascular Guiado por Ultrassom na Unimed Sorocaba

Já no dia 24 de maio, a Faculdade Unimed realizou o curso de “Acesso Vascular Guiado por Ultrassom”, na Unimed Sorocaba. O curso de curta duração, teórico-prático, partiu de uma demanda de um médico cooperado. “Nossa turma contou com 15 médicos cooperados, que ansiavam realizar um aprimoramento e uma atualização médica sobre o acesso vascular guiado por ultrassonografia”, relata a assistente de Eventos/Céus da Unimed Sorocaba, Lauani Souza.

O curso engloba os princípios físicos do ultrassom, ajustes do equipamento, evidências sobre a superioridade do método, aspectos técnicos e treinamento prático com manequins vivos e simuladores. Foi ministrado pelo professor da Faculdade Unimed, Dr. José Pazeli. De acordo com o médico e docente, hoje em dia, todas as diretrizes preconizam que o acesso vascular central seja guiado pelo ultrassom. “Dessa maneira, conseguimos reduzir o tempo do procedimento, os riscos, a dor e possíveis infecções. Realizar essa atualização e saber como conduzir aumenta a segurança do procedimento. Por isso, ao longo do curso, capacitamos os médicos com duas vertentes: primeiro é importante embasá-los com a teoria, reforçando os fundamentos e técnica, controle de complicações e pós procedimento do cateter; em seguida, focamos na prática por meio dos simuladores. A aula é sempre rica”, destaca o professor. 

Alguns outros cursos realizados no mês de maio em Unimeds de todo o País:

- Curso de curta duração “Interpretação dos Requisitos do Manual da ONA”, Unimed Linhares.

- Curso de curta duração “Formação de Conselheiros Fiscais”, Unimed São José Rio Preto. 

- Curso de curta duração “Gestão de Tesouraria”, Unimed do Brasil. 

Curso Tesouraria UB.png
Curso Gestão de Tesouraria”, ministrado na Unimed do Brasil

- Curso de curta duração “Formação De Conselheiros Fiscais”, Unimed Formiga.

- Curso de aperfeiçoamento “Auditoria em Saúde”, Unimed Curitiba.

Quer realizar um curso in company em sua Unimed? Entre em contato por meio do telefone(31) 2121-2925 ou pelo e-mail [email protected].




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST