Unimeds Maceió e Caruaru realizam cursos para formação de Conselheiros Fiscais e novos cooperados

Publicada 30/11/2018

Preparar profissionais para uma atuação eficaz, segura e coerente, com vistas ao fortalecimento do modelo cooperativista são objetivos dos cursos ‘Formação de Conselheiros Fiscais’ e ‘Formação de Novos Cooperados’, da Faculdade Unimed. Esses treinamentos foram os escolhidos pela Unimed Maceió e pela Unimed Caruaru, respectivamente, para seus médicos cooperados. 

Na Unimed Maceió, o curso ‘Formação de Conselheiros Fiscais’ aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro. De acordo com a coordenadora médica da Assessoria ao Cooperado, Maria Magaly Albuquerque Medeiros, o treinamento está dentro dos princípios do cooperativismo, que é educar para atuar na gestão. “É necessário que nossos cooperados se capacitem para participarem da gestão por meio da função de conselheiro. Essa parte fiscal é extremamente importante para que a análise das contas seja feita de forma eficaz”, assegura.  

Para a aluna e cooperada da Singular alagoana, a pediatra Alexandra Ludgero, o treinamento foi muito esclarecedor. “Achei a capacitação excelente e muito necessária. Todo cooperado precisa passar por esse treinamento para ter noção do que é uma cooperativa, das exigências e responsabilidades. Decidi participar para entender melhor e ser mais ativa na gestão, para atuar inclusive com mais propriedade nas assembleias. Em uma cooperativa somos todos donos então é preciso entender todo o contexto das decisões tomadas. Acredito que o curso deveria ser obrigatório, de tão importante”, opina.

Na Unimed Caruaru, o curso ‘Formação de Novos Cooperados’ iniciou hoje, 30/11, e será finalizado amanhã, 1º de dezembro. Conforme explica o professor Nemizio Antônio de Souza, a capacitação tem enfoque participativo, proporciona integração entre os participantes, desenvolve um ambiente que estimula a participação voluntária e, ao mesmo tempo, cooperativa. “Mostramos aos alunos o funcionamento das sociedades cooperativas e da própria Unimed. Proporcionamos entendimento sobre o fato de a Unimed ser uma cooperativa de médicos e operadora de saúde. Entender esse contexto e refletir sobre responsabilidades e direitos frente a essa realidade é essencial”, afirma.  

O curso prepara os alunos para atuarem pautados na visão coletiva, compreendendo a importância do empreendimento cooperativo para alcance dos resultados, entendendo o caráter e funcionamento de uma sociedade cooperativa e participando de forma consciente nos processos sociais e econômicos do Sistema Unimed. 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST