Você sabia que qualquer Unimed pode ter seu próprio instituto?

Publicada 15/12/2021

A criação de um instituto depende apenas de uma boa assessoria no momento de sua concepção. Qualquer Unimed pode e deve ter um instituto, seja em uma estrutura interna, ou em uma organização social independente. Diante dessa possibilidade, a Faculdade Unimed criou um amplo portifólio de soluções para a criação e monitoramento de institutos nas Unimeds.

De acordo com Cintia Campos, consultora na Faculdade Unimed, ter um instituto que cuida da responsabilidade socioambiental de uma Unimed reforça o protagonismo e o posicionamento da cooperativa no desenvolvimento da sociedade, da comunidade e da proteção do meio ambiente. Ela explica ainda que, o instituto contribui para o fortalecimento da marcar e do engajamento das partes interessadas, criando assim um sentimento de pertencimento e orgulho, seja dos cooperados, dos colaboradores, dos clientes e do público em geral. “E, o mais importante é o legado que a cooperativa deixa para a sociedade!”, destaca.

Para Cintia, um instituto é construído por várias mãos, conhecimentos e equipe. “Comunicação, controladoria, jurídico, recursos humanos e outras áreas são estruturas fundamentais na criação dessa organização”. Ela conta ainda que o tempo médio para a estruturação do instituto é de 120 a 180 dias. “O tempo da criação dessa estrutura depende muito da dedicação das equipes internas da Unimed”, avalia.

Um instituto bem estruturado tem acesso a recursos financeiros oriundos das leis de incentivo fiscal, sendo assim uma importante fonte de receita. As empresas que pretendem criar essa organização, “precisam reconhecer de forma legítima a importância do desenvolvimento ambiental e social, por meio de uma boa governança, o apoio irrestrito da alta direção, o estudo estratégico da melhor forma de implantação do instituto e avaliação do estatuto da cooperativa para verificar quais são os atos legais dispostos na governança que deverão ser realizados para constitui-lo”, alerta Cintia Campos.

A consultora ainda ressalta a importância da ajuda de uma assessoria especializada para montar um instituto. Para saber mais sobre esse serviço prestado e como contratá-lo para a sua Unimed, clique aqui ou nos envie uma mensagem por Whatsapp neste link. Se preferir, pode enviar uma mensagem para o e-mail [email protected].

Cases de sucesso

Atualmente o Sistema Unimed possui 13 Institutos Unimed registrados pelo Brasil. Dentre os destaques está o Instituto Unimed-BH, que foi pioneiro e tem 17 anos de constituição. Ele se destaca por ter uma estrutura de governança, políticas transparentes, orçamento compatível com a operação, planejamento estratégico, equipe especializada, engajamento dos cooperados e colaboradores e resultados da operação monitorados e avaliados. Suas captações de incentivo fiscal junto aos cooperados e colaboradores estão em torno de 14 milhões.

Outro case de sucesso é o Instituto Unimed Vitória, que tem 10 anos de atuação, possui uma política de responsabilidade social estruturada e transparente, projetos, ações e resultados robustos com foco social, além de uma equipe especializada e experiências em todas as leis de incentivos fiscais. Suas captações de incentivo fiscal junto aos cooperados e colaboradores estão em torno de 3,5 milhões.

Já o Instituto Unimed Minas Gerais, constituído em 2021 pela Federação das Unimeds de Minas Gerais, tem como objetivo potencializar, organizar e otimizar a participação das singulares dos Estado nos projetos e na política de responsabilidade social. Ele se destaca também pela implantação de uma plataforma de incentivos fiscais para todas as leis de incentivo e que possibilita a captação de recursos incentivados das pessoas físicas, por meio do Imposto de Renda.