A intercooperação, um dos pilares do cooperativismo, é o conceito que orienta o Programa de Eficiência Operacional na gestão do custo assistencial da Unimed CNU. O projeto, iniciado em março deste ano, é conduzido por meio de uma parceria entre a Unimed CNU, a Faculdade Unimed e a Seguros Unimed, reforçando a união de competências em prol da sustentabilidade e da qualidade no Sistema Unimed.
No escopo do Programa, foram estabelecidas seis frentes de atuação: Rede, Oncologia, Regulação e Auditoria, Atenção à Saúde, Carteira de alto custo e rede ambulatorial, Intercâmbio e Serviços Próprios. Para desenvolver essas frentes, o projeto foi dividido em cinco fases que se relacionam a um diagnóstico do cenário, um mapeamento de desafios e pontos fortes, a identificação de oportunidades estratégicas, a implementação das iniciativas e o acompanhamento das ações. Atualmente, a iniciativa está na fase quatro, dedicada ao apoio à Unimed CNU na implementação das iniciativas planejadas.
“Trabalhamos neste projeto baseados no conceito da intercooperação. São nítidos os resultados obtidos ao longo dessa iniciativa, que já perdura por quase seis meses. Eu não tenho dúvidas que realizaremos um resgate da Unimed CNU para o papel de liderança que ela sempre ocupou no Sistema Unimed, desde a sua fundação. Para que ela entregue não só melhores resultados a todo o sistema, mas, também para que ela possa ampliar a sua carteira de clientes, oferecendo maiores oportunidades de trabalhos aos médicos cooperados em todo o país”, declara o presidente da Seguros Unimed, da Fundação Unimed e diretor-geral da Faculdade Unimed, Dr. Helton Freitas.
A PMO do projeto e coordenadora da área de Gestão de Projetos Educacionais e Assessoria (GPEA) da Faculdade Unimed, Raiane Nascimento, também destaca o impacto dessa iniciativa no fortalecimento da parceria entre as instituições. “Tenho acompanhado de perto cada fase e posso afirmar que a troca entre a Unimed CNU, a Seguros Unimed e a Fundação/Faculdade Unimed é um exemplo vivo de como a união de competências gera resultados concretos. Seguimos confiantes de que avançaremos com ainda mais consistência nas próximas fases, consolidando um legado de eficiência, qualidade e sustentabilidade para o Sistema Unimed”, afirma.
Para o diretor-executivo da Seguros Unimed e da Unimed CNU, Dr. Luis Fernando Rolim, o projeto impulsionará não só o desenvolvimento da organização, mas de todo o Sistema Unimed. “Nosso objetivo é claro, fortalecer a eficiência operacional e aprimorar o controle do custo assistencial da Unimed CNU, buscando soluções inteligentes e inovadoras que garantam a sustentabilidade do sistema, valorizando sobretudo a qualidade do cuidado, marca registrada do Sistema Unimed”, completa.
Na reunião do comitê executivo, realizada em 19 de agosto, o presidente da Unimed CNU e diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento da Fundação Unimed, Dr. Luiz Otávio Andrade, ressaltou a relevância do trabalho das equipes envolvidas no programa. “Esse é um projeto totalmente vencedor. O que estamos vivenciando vai além de um programa de eficiência operacional. Trata-se de um movimento estratégico que alia conhecimento técnico, inovação e compromisso com a sustentabilidade do nosso sistema. As mudanças já se concretizam no dia a dia da Unimed CNU e demonstram como a cooperação e a dedicação de cada profissional são capazes de transformar desafios em oportunidades”, conclui.
A iniciativa reforça o papel estratégico da Faculdade Unimed como Casa do Conhecimento do Sistema Unimed, contribuindo por meio da capacitação, assessoria e desenvolvimento de soluções que fortalecem as cooperativas em todo o país.