A Faculdade Unimed foi reconhecida nacionalmente no Prêmio Track.co Experiência do Cliente 2025, ao conquistar o 2º lugar nas categorias Métricas e Profissional, duas das frentes mais estratégicas da premiação. O anúncio dos vencedores ocorreu em uma cerimônia realizada no dia 1° de dezembro, na Casa Natura Musical, em São Paulo, reunindo representantes de empresas de todo o país.
Realizado pela INDECX e idealizado pela Track.co, o prêmio chega à sua 11ª edição consolidado como um dos principais eventos nacionais de experiência do cliente. Neste ano, mais de 300 cases foram inscritos em oito categorias: Jornada do Cliente, Métricas, Inovação Disruptiva, Inclusão e Diversidade, Experiência do Colaborador, Cultura, Profissional e Inteligência Artificial.
Estratégia de CX da Faculdade Unimed se destaca nacionalmente
A presença da Faculdade Unimed entre os vencedores reforça a maturidade e a consistência da estratégia de Customer Experience desenvolvida pela instituição nos últimos anos. O case “Retenção que Gera Pertencimento: Como Transformamos Métricas em Relações Duradouras”, que garantiu à Faculdade, o 2º lugar na categoria Métricas, é um projeto focado em estudantes que solicitam cancelamento de matrícula. A iniciativa estruturou uma abordagem multidisciplinar para reverter esses pedidos e oferecer alternativas que permitissem a continuidade da jornada acadêmica. Em 2025, a instituição implementou uma política de retenção estruturada, aprimorou o uso de sistemas de acompanhamento personalizado e com um time de especialistas dedicados, criou um fluxo integrado com diversas áreas, garantindo agilidade e acolhimento no atendimento. O resultado foi um índice de 27% de reversão dos pedidos de cancelamento, superando amplamente a média histórica de retenção que não alcançava a faixa de 10%. O novo programa de retenção demonstra ganhos efetivos em satisfação, relacionamento e continuidade acadêmica.
Outro destaque da Faculdade Unimed na premiação foi o reconhecimento, na categoria Profissional, da trajetória de Fabiana Pena, gerente de Relacionamento, Gestão e Planejamento Acadêmico da instituição. Desde sua chegada à Faculdade, em 2021, Fabiana lidera a consolidação da área de Relacionamento, estruturando processos, redefinindo indicadores, aperfeiçoando ferramentas e promovendo uma atuação integrada com os demais setores. As melhorias implementadas contribuíram diretamente para o fortalecimento da reputação institucional, a evolução dos indicadores de satisfação e a ampliação da qualidade do relacionamento com alunos e cooperativas do Sistema Unimed.
Estas premiações coroam um esforço sistemático de planejamento, gestão e monitoramento de resultados da Faculdade Unimed, sempre com o objetivo de entregar experiências consistentes e humanizadas.
“Receber este reconhecimento no Prêmio Track.co Experiência do Cliente 2025 é muito representativo para a instituição. Ele reflete não apenas os cases de sucesso, mas o esforço constante e a integração de toda a nossa equipe para colocar a experiência das pessoas, dos nossos alunos, no centro de tudo o que fazemos. Esta conquista fortalece nosso compromisso de buscar a excelência, sempre alinhada com o cuidado, com a empatia, para assim oferecer melhores serviços. Reforço aqui que esses resultados não seriam possíveis sem o comprometimento da minha equipe e o apoio das demais áreas da instituição”, conclui Fabiana Pena.