ESG: entenda por que esta sigla se tornou tão importante

Publicada 03/06/2022

ESG é um tema que tem atraído cada vez mais atenção. Devido a sua crescente importância nas organizações, a Faculdade Unimed está lançando uma pós-graduação em ESG e Sustentabilidade que visa formar profissionais preparados para implantar estas ações em empresas tradicionais e cooperativas.

Para falar mais sobre o curso, convidamos Cintia Campos, coordenadora da pós-graduação em ESG e Sustentabilidade da Faculdade Unimed.

 

O que é ESG e qual a sua relação com a gestão de cooperativas?

Primeiramente, vale entender o que significa cada letra do acrônimo “ESG”. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). O ESG é uma sigla que remete à aplicação de ações ambientais e sociais em uma excelente governança nas organizações. As práticas e processos fomentados pelo grande reconhecimento do ESG no mercado visam a uma maior consciência ambiental, ao desenvolvimento social e às ações organizacionais que permitam a perenidade e sustentabilidade, além da transparência e geração de valor às partes interessadas.

Nesse sentido, as cooperativas são organizações fundamentalmente conectadas com ações de desenvolvimento social, não só pela natureza jurídica, mas também pelos princípios de intercooperação e interesse pela comunidade e dessa forma estão diretamente relacionadas com as ações propostas pelo avanço do ESG.

 

Quais sãos as principais atribuições deste profissional?

Os especialistas em ESG/Sustentabilidade da Faculdade Unimed serão responsáveis por desenvolver e disseminar as ações ambientais e sociais por toda a cooperativa, bem como viabilizar o amadurecimento contínuo das práticas de governança. Qualquer que seja o setor de atuação do especializando, é possível que ele atue na consolidação da cultura de sustentabilidade e engaje a cooperativa com os objetivos do desenvolvimento sustentável mundial.

 

Quais os principais desafios da aplicação das práticas de ESG nas organizações?

Gerar um olhar estratégico sobre as ações do ESG nas organizações, despertando todas as partes interessadas para o valor e o retorno que eles geram tanto para a organização quanto para a sociedade é um dos grandes desafios da aplicação prática desse processo. Além disso, estimular todas as práticas da organização a serem sócio responsáveis e ambientalmente sustentáveis.

 

Como está o mercado de trabalho nesta área?

No contexto mundial, as organizações que engajaram com as ações sociais e ambientais, além da governança corporativa estruturada e fortalecida têm sido mais reconhecidas pelo valor que agregam à sociedade. Assim, foram abertas diversas oportunidades de mercado, desde companhias listadas na bolsa, até as menores empresas, todas estão sendo incentivadas a adotar tais práticas. É um mercado em ascensão.

 

Como o curso é estruturado? O que os alunos vão aprender?

O curso está estruturado em três módulos, sendo o primeiro o levantamento e abordagem das vivências prévias dos alunos nos tópicos, além do contexto mundial do ESG e boas práticas. Em seguida, no módulo “Técnicas” são aprofundados os conteúdos, sejam aspectos legais ou normas de referência, que permitam aos alunos um maior embasamento e técnicas de estruturação das ações de ESG.

No terceiro módulo é abordada, em uma linha sistêmica e estratégica, a incorporação das ações sociais e ambientais no dia a dia da cooperativa da estratégia à operação, passando pelos instrumentos de governança robustos. Os alunos aprenderão conceitos, técnicas, práticas e, principalmente, a visão sistêmica de aplicação da governança, tendo as ações sociais e ambientais integradas aos processos da cooperativa, tanto no contexto interno quanto externo.  

 

 Este curso pretende formar profissionais com qual perfil?

A pós-graduação em ESG e Sustentabilidade da Faculdade Unimed busca formar profissionais que possam atuar de forma sistêmica, integrada e estratégica nos processos relacionados ao ESG. O principal desafio a ser desenvolvido na formação dos alunos é despertar a consciência ambiental, as oportunidades de desenvolvimento social e principalmente a consolidação das boas práticas de governança, de modo que o ESG seja parte da essência da cooperativa, permeando todas as suas atividades.

 

Qual o diferencial do curso da Faculdade Unimed em relação aos outros do mercado?

O desenvolvimento da visão sistêmica dos processos do ESG/Sustentabilidade, alinhado à aplicação prática das ações relacionadas ao ESG são os grandes diferenciais da pós-graduação da Faculdade Unimed. Ao término da formação, o profissional estará apto a gerar contribuições efetivas para sua organização, com uma abordagem transversal de como as ações ambientais, sociais e as práticas de governança são desenvolvidas a partir da estratégia à implementação das práticas na operação da organização.

 

QUER APRENDER MAIS SOBRE ESG?

Totalmente a distância, a pós-graduação em ESG e Sustentabilidade da Faculdade Unimed conta com um corpo docente especializado e diverso e aborda os temas de governança, mecanismos de transparência, prestação de contas, responsabilização, gestão de riscos, compliance, geração de valor, redução do impacto social, diversidade, inclusão, geração de emprego e renda, viabilidade e integridade.

Para saber mais informações, clique aqui.




ÚLTIMOS POSTS

Há 5 dias

TEA: diagnóstico e principais desafios

LER POST
27/10/2022

Programa de compliance: 6 dicas para implantar em clínicas e consultórios

LER POST
16/09/2022

Afinal, o que é e como funciona a auditoria médica?

LER POST