Julho Neon: a relação entre saúde bucal e saúde geral

• Julho Neon: a relação entre saúde bucal e saúde geral
Publicada 15/07/2022

A boca é principal porta de entrada de microrganismos do corpo humano. Por ser a maior cavidade do nosso organismo a ter contato com o mundo externo, é por lá que muitas doenças e infecções podem ter início.

Devido a essa grande importância do cuidado com a saúde bucal, que vai muito além da manutenção de um belo sorriso, foi criado o Julho Neon, data que procura chamar a atenção para a necessidade de cuidarmos da saúde da boca.

Para mostrar melhor como a visitas regulares ao dentista são essenciais para manter uma vida saudável, preparamos este post mostrando a relação entre saúde bucal e saúde geral.

Como a saúde geral é afetada pela saúde bucal?
Doenças cardíacas

Os problemas bucais representam uma possibilidade de difusão para as bactérias que podem chegar até os pulmões e o coração. A principal doença cardíaca associada a higiene bucal é a endocardite bacteriana.

A endocardite bacteriana é uma doença que tem origem na boca, na qual as bactérias, através da corrente sanguínea, atingem o coração.  Uma vez nesse órgão, elas se ligam ao tecido ou válvulas, desencadeando o transtorno.

Entre as principais consequências da endocardite bacteriana estão o infarto, a insuficiência cardíaca, as infecções em órgãos como baço, fígado, rins e até cérebro, danos a tecidos e até mesmo o óbito. No entanto, quando o diagnóstico é feito logo e o tratamento iniciado brevemente, as chances de cura são grandes.

Gestação

Algumas doenças bucais, como doença na gengiva ao redor do dente e a cárie, podem aumentar o risco de complicações na gravidez e influenciar no nascimento precoce do bebê.

Embora a gestação não cause diretamente nenhum problema bucal, ela pode contribuir para o surgimento de condições como a gengivite gravídica, uma inflamação causada pelo aumento do hormônio progesterona, que pode contribuir com a elevação do fluxo sanguíneo nos tecidos da gengiva, tornando-os sensíveis e com maior predisposição ao inchaço durante a escovação e o uso do fio dental.

Inflamações durante a gravidez, como a gengivite e a periodontite, devem ser tratadas o quanto antes, pois elas podem até mesmo resultar em um parto prematuro.

Câncer

A má higiene oral também está ligada ao desenvolvimento de câncer de pescoço, boca e cabeça, conforme mostra uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP).

A inflamação dos tecidos da boca e alteração da microbiota intestinal causada pelas bactérias estão entre as causas para esta relação entre câncer e saúde bucal.

Dentre os sintomas dos cânceres de boca, pescoço e cabeça estão úlceras (aftas) que não cicatrizam em duas semanas — elas também podem indicar infecções, diabetes e uso de corticoides. Por isso, é importante que o paciente procure o médico ou cirurgião-dentista para fazer o diagnóstico. Além disso, nódulos na região do pescoço devem ser investigados.

Como se prevenir?

A melhor alternativa para evitar essas condições, é a prevenção e manutenção de hábitos saudáveis como:

• optar por escova de dentes de cerdas macias;
  • utilizar diariamente o fio dental;
  • não fumar;
  • reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • visitar regularmente o dentista.

A adoção desses hábitos é uma medida essencial para a prevenção de diversos problemas odontológicos e do corpo como um todo. Além dos aspectos citados acima, ter um acompanhamento de um bom dentista, vai permitir o diagnóstico precoce desse e outros tantos contratempos para sua saúde bucal.

Nesse sentido, ter acesso a um plano odontológico vai possibilitar um tratamento diferenciado, além de um amparo em situações inesperadas como dor ou a perda de um dente.

A Unimed Odonto é a operadora odontológica do Sistema que atua desde 2009 e já atendeu mais 800 mil clientes. Com a Unimed Odonto, o paciente tem cobertura nacional, atendimento 24h, uma ampla rede credenciada e possibilidade de agendamento presencial e online. Para conhecer melhor os planos, como funcionam e suas vantagens, clique aqui.