Lean Healthcare: o que é e como aplicar esse método para otimizar o fluxo hospitalar

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Publicada 26/05/2023

Lean Healthcare, que em tradução significa “saúde enxuta”, é um sistema de gestão utilizado para otimizar o fluxo hospitalar, ou seja, todos os processos pelos quais um paciente passa durante o atendimento em um serviço de saúde, tornando-os mais enxutos, ágeis e eficientes.

Ele adapta para a área da saúde os princípios do Lean Manufacturing, modelo de produção industrial criado pela empresa automobilística Toyota, na década de 1980, para viabilizar o aumento da produção de carros ao reduzir desperdícios e custos, sem perder a qualidade.

Os quatro princípios do Lean Healthcare para alcançar seus objetivos são:

1. Eliminação de desperdícios: eliminar do fluxo de trabalho as etapas, atividades e processos considerados dispensáveis, visando reduzir a espera dos pacientes, minimizar movimentações excessivas de pessoal e evitar erros, retrabalhos e perda de tempo.

2. Criação de valor e foco no paciente: entender as necessidades dos pacientes, envolvê-los nas decisões sobre seu cuidado, melhorar a experiência e garantir que os serviços de saúde sejam prestados de maneira eficaz e eficiente, sem burocracias e longas filas de espera.

3. Fluxo contínuo: fazer com que os procedimentos de cuidados de saúde ocorram de maneira suave e contínua, evitando interrupções e gargalos, com processos de trabalho fluidos, atrasos reduzidos e melhor comunicação entre as equipes de saúde.

4. Melhoria contínua: engajar as equipes profissionais na identificação e solução de problemas por meio da análise constante do fluxo hospitalar e estimular a busca permanente por oportunidades de otimização.

Quais as vantagens do Lean Healthcare?

Além de melhorar a experiência e aumentar a satisfação do paciente, a quem define como prioridade, o Lean Healthcare traz uma série de outros benefícios para a instituição de saúde, entre os quais:

• Aumento da eficiência operacional: ao eliminar atividades desnecessárias, o Lean Healthcare reduz o retrabalho, melhora a produtividade e aumenta a capacidade de atendimento sem custos adicionais.

• Economia e redução de custos: como a abordagem busca identificar e eliminar desperdícios, ela promove uma utilização mais eficiente do tempo e recursos disponíveis, o que implica na redução de custos com insumos, procedimentos e força de trabalho.

• Engajamento da equipe: a aplicação do Lean Healthcare ocorre com a participação de todos os profissionais envolvidos no atendimento ao paciente, resultando em um ambiente de trabalho mais horizontal, colaborativo e integrado.

• Satisfação do colaborador: ao trabalhar com processos ágeis e enxutos, em uma jornada fluida e natural, que proporciona melhores resultados, os funcionários se sentem mais envolvidos e motivados, menos sobrecarregados e, com isso, mais satisfeitos.

• Evolução constante: como o Lean Health enfatiza a cultura de melhoria contínua e a busca permanente por soluções cada vez melhores e mais eficientes, a instituição de saúde desenvolve uma mentalidade de aprendizado, adaptação, flexibilidade e crescimento.

Como o Lean Healthcare funciona na prática?

Na prática, a aplicação do Lean Healthcare consiste em uma análise de todas as etapas do atendimento e da prestação de serviços do hospital. Essa avaliação conta com a participação de toda a equipe profissional, que é estimulada a identificar gargalos, desperdícios e oportunidades de otimização.

Após essa avaliação, o método propõe estratégias para eliminar ou adaptar os procedimentos entendidos como dispensáveis ou causadores de atrasos e falhas no fluxo de trabalho, para tornar a sequência de atividades mais fluida e direta.

Ademais, a metodologia Lean Health trabalha na mudança da cultura organizacional, a fim de criar uma mentalidade de aprendizado e aperfeiçoamento constante, em que os colaboradores permaneçam refletindo sobre seus processos de trabalho para sempre propor novas melhorias.

Como aplicar o Lean Healthcare?

Para alcançar uma implementação eficiente do Lean Healthcare, é necessário fazer uso de algumas ferramentas específicas, de acordo com a necessidade de cada instituição de saúde. A seguir, vamos conhecer alguns exemplos dessas ferramentas.

Método 5S

O 5S é uma estratégia de organização do ambiente de trabalho que se baseia em cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, padronização e disciplina. Na prática, consiste em eliminar itens pouco úteis e padronizar a organização dos materiais essenciais, para que tudo seja de fácil identificação e acesso. Assim, o trabalho é executado com mais praticidade e segurança.

Kanban

Kanban é a técnica de organizar tarefas por meio de cartões visuais, que representam as demandas a serem cumpridas e seus respectivos status. Essa abordagem ajuda na definição de prioridades, no alinhamento da equipe e no gerenciamento de demandas, agendas e estoques.

Poka Yoke

Poka Yoke é um método de gestão de risco que ajuda a garantir a qualidade e a segurança dos serviços de saúde, evitando a perda de tempo com correção de erros. Consiste em implantar dispositivos ou adotar práticas para prever e impedir problemas antes deles ocorrerem, como por exemplo a padronização de tarefas para evitar equívocos decorrentes de variações.

Quais os desafios do Lean Healthcare?

Um dos principais desafios da implementação do Lean Healthcare é a mudança de mentalidade e da cultura da instituição de saúde. A introdução de uma nova abordagem pode encontrar resistência por parte de equipes acostumadas às maneiras de trabalhar tradicionais.

Segundo o doutor Welfane Cordeiro Junior, especialista em metodologia Lean em serviços de urgência e professor do curso de Lean Health da Faculdade Unimed, a estratégia mais utilizada para driblar essa dificuldade é inserir todos os colaboradores na lógica de processo.

“É necessário que os profissionais enxerguem além das próprias atividades e se entendam como parte de um fluxo, composto de uma sequência de tarefas que precisam estar alinhadas para fluírem com leveza, trazendo mais praticidade e eficiência ao trabalho”, explica Welfane.

Outro grande desafio na implantação do Lean Healthcare é falta de qualificação. Como a metodologia é muito recente, tendo começado a se popularizar no final da década de 1990, ainda há poucos cursos disponíveis no mercado.

A capacitação, no entanto, é essencial, pois ela permite conhecer a fundo os benefícios do Lean na área da saúde, as técnicas e ferramentas a serem utilizadas na implantação do método e as estratégias ideais para superar o desafio da mudança cultural.




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