Liderança exponencial: conheça o futuro da gestão de pessoas

• Gestão
  • Liderança exponencial: conheça o futuro da gestão de pessoas
Publicada 29/06/2022

O mundo está passando por diversas transformações e sabemos que mudar muitas vezes não é fácil, mas é necessário, de forma que adaptar-se às novas formas de viver, se comunicar, se entreter e trabalhar já é parte do nosso dia a dia.

Com tantas mudanças, liderar e gerir pessoas é algo que também não pode continuar sendo feito da mesma forma que nas últimas décadas. Para ter sucesso em negócios cada vez mais inovadores, que contam com os princípios do ESG e querem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso estar pronto para ser um líder exponencial. Mas você sabe o que é liderança exponencial?

Neste post vamos reunir diversas informações sobre este conceito e como se qualificar. Boa leitura!

O que é liderança exponencial?

O conceito de liderança exponencial foi criado pela autora e estudiosa da gestão de pessoas Lisa Kay Solomon. Ele trata da atuação do líder em momentos de crises e incertezas que exigem uma tomada de decisão rápida e eficiente.

Este estilo de liderança tem quatro perfis, cada um com um conjunto específico de competências voltadas para a forma de lidar com imprevistos e redução de riscos.

Quais são os quatro perfis da liderança exponencial?
Futurista

É o líder que se prepara para o futuro com análise de dados, projeção de cenários e estudo de tendências de mercado. Ele conhece as ferramentas de análise de informação, busca identificar as mudanças antes delas acontecerem e se prepara para lidar com diferentes situações que podem ocorrer no curto, médio e longo prazo.

Inovador

Seu foco é a inovação como ferramenta de destaque no mercado e tomada de decisões. Ele pensa em novas maneiras de agir diante do inesperado e mobiliza recursos com criatividade.

Tecnólogo

Procura integrar os avanços tecnológicos ao seu favor, como forma de otimizar processos e atividades, descobrir novos mercados de atuação, integrar a comunicação com a equipe e alavancar resultados.

Humanitário

Além da produtividade, é um líder que pensa no ambiente de trabalho como um todo. Procura construir uma sinergia entre os membros de sua equipe, fortalecer a cultura organizacional e estimular o crescimento através da diversidade.

Qual a diferença entre a liderança exponencial e a tradicional?

Nas formas tradicionais de liderança, o uso de recompensas e punições era uma forma comum de motivar funcionários para o atingimento das metas e objetivos da organização. Este modelo costuma trazer pouca inovação, pois não é aberto a erros e não considera a possibilidade de mudanças bruscas de rumo durante o caminho.

Na liderança exponencial há uma maior tolerância ao erro e incentivo a testar novas formas de trabalhar – dois itens essenciais para a inovação – e uma busca por melhorias e atualizações constantes. O líder exponencial encara mudanças repentinas com mais naturalidade e de formas menos centralizada, pois seu time tem como um dos pilares a criatividade.

A pós-graduação em Liderança e Gestão Exponencial na Saúde da Faculdade Unimed

Essa é uma formação intensa que visa preparar os alunos com as ferramentas estratégicas de liderança e gestão restritas às Organizações Exponenciais. E isso é exatamente o que o mercado busca atualmente para desenvolver seus processos de disrupção.

Neste programa, um conjunto de disciplinas práticas, levará o aluno ao entendimento sobre o que significa ser uma organização exponencial, fazendo com que ele repense a sua estratégia e transforme completamente sua organização para a nova economia.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.