Canal de Dúvidas
e Denúncias
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA)
Promovendo um ambiente seguro e livre de assédio
Este canal foi criado para garantir a aplicação das regras de conduta e ética voltadas à prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho. Nosso compromisso é promover um espaço seguro para todas as pessoas, especialmente para as mulheres, em conformidade com a Lei 14.457, de 21 de setembro de 2022.
Lei 14.457/2022
A Lei 14.457/2022 altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituindo o Programa Emprega + Mulheres, destinado à inserção e manutenção de mulheres no mercado de trabalho. Ela torna obrigatórias medidas que permitam o apoio à parentalidade, à qualificação feminina e à prevenção de assédios de todos os tipos.
A Faculdade Unimed cumpre todas as exigências do Artigo 23 da Lei 14.457, garantindo:
- Regras de conduta claras contra o assédio e outras formas de violência, amplamente divulgadas para todos os colaboradores.
- Procedimentos estruturados para recebimento, apuração e acompanhamento das denúncias, garantindo o anonimato da pessoa denunciante.
- Inclusão de temas sobre prevenção e combate ao assédio nas atividades e práticas da CIPA.
- Capacitação anual para todos os colaboradores, abordando temas como violência, assédio, igualdade e diversidade no ambiente de trabalho.
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
A Faculdade Unimed assegura que todas as denúncias feitas por este canal são tratadas com sigilo absoluto e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
As informações fornecidas, sejam elas pessoais ou anônimas, são protegidas e utilizadas exclusivamente para a apuração dos fatos, garantindo a privacidade dos envolvidos.
Além disso, seguimos rigorosamente as diretrizes da LGPD dentro do Programa de Integridade, assegurando que todos os dados coletados – sejam de colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros – sejam tratados de forma ética e responsável.
Caso tenha dúvidas sobre a segurança e privacidade das informações, entre em contato com nosso canal de atendimento.
Como denunciar?
Você pode fazer um relato anonimamente utilizando o formulário ao final desta página.
As denúncias serão analisadas quinzenalmente por um comitê especializado e imparcial, com prioridade para casos mais graves. O procedimento inclui:
- Recebimento e análise do relato;
- Oitiva das partes envolvidas;
- Prazo para defesa;
- Adoção das medidas cabíveis.
Após a análise, as denúncias podem resultar em investigação, treinamentos, esclarecimentos e, se necessário, sanções legais.
Formulário de denúncia
Obrigado pelo seu interesse!
Em breve entraremos em contato.