Curta e Média Duração

ABORDAGEM CLINICA DE ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS

Transtornos comportamentais podem afetar pacientes de todas as idades, mas são muito observados em adolescentes, devido aos desafios da transição para a vida adulta. Um dos passos mais importantes para tratar esse problema é compreender as suas origens.

Ajudar com essa tarefa é o objetivo do curso de Abordagem Clínica de Adolescentes com Transtornos Comportamentais, que aborda os métodos de avaliação mais indicados para diagnóstico de distúrbios de comportamento nessa faixa etária e as técnicas de reestruturação cognitivas que podem ser aplicadas como tratamento.

O curso melhora as aptidões diagnósticas e terapêuticas do aluno e amplia os conhecimentos sobre os tipos de transtornos comportamentais que afetam pacientes adolescentes, oferecendo as bases para a definição de um tratamento eficiente.

A capacitação é acreditada pela Comissão de Formação Continuada das Profissões de Saúde do Sistema Nacional de Saúde (SNS) com 2,9 créditos de formação médica continuada.

OBJETIVO

  • Estudar a etiologia dos transtornos comportamentais, bem como as suas características e aspectos clínicos;
  • Desenvolver competências clínicas na abordagem dos transtornos comportamentais mais recorrentes na adolescência;
  • Definir e trabalhar as competências necessárias para diagnóstico e tratamento dos principais distúrbios comportamentais da adolescência;
  • Desenvolver capacidades terapêuticas para lidar com possíveis complicações e para agir adequadamente perante os transtornos comportamentais;
  • Ensinar a lidar com transtornos específicos, tais como fobias, ansiedade generalizada, psicose e agorafobia.
PÚBLICO-ALVO

Médicos, psiquiatras, psicólogos e profissionais da área da saúde interessados em adquirir uma visão abrangente sobre transtornos comportamentais na adolescência.

Professores

Dr. Javier Quintero – Doutor em Medicina e especialista em Psiquiatria com experiência em hospitais de prestígio e atual responsável pelo Serviço de Psiquiatria de um hospital universitário. Foi professor de Psiquiatria em universidades e é autor de vários livros e mais de 40 artigos em revistas científicas.

Dra. Victoria Alonso – Licenciada em Psicologia pela Universidade de Oviedo e doutora em Investigação em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madrid. Foi residente em Psicologia Clínica no Hospital Lozano Blesa, em Saragoça/Espanha, até 2011. Atualmente, é psicóloga clínica e trabalha com adultos, crianças e jovens.

Dra. Laura de Anta – Licenciada em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Alcalá. Mestre em Psicoterapia e especialista em Psiquiatria pelo Hospital Clínico San Carlos, em Madrid. Especialista em Clínica e Psicoterapia e Emergências de Saúde Mental. Colaboradora na Unidade de Investigação do Departamento de Psiquiatria do Hospital Clínico San Carlos, na área de Distúrbios de Personalidade e Transtornos Alimentares.

Dra. Mercedes Loro – Médica graduada pela Universidade Autónoma de Madrid, especista em psiquiatria pelo Hospital Geral de Segóvia. Trabalha como Psiquiatra de Crianças e Adolescentes no Hospital Geral Universitário de Guadalajara. Palestrante em cursos e congressos especializados no campo da psiquiatria infantil, especialmente em TDAH e Vício em Novas Tecnologias em Adolescentes.

 

 


A adolescência e o adolescente: uma mudança a ser compreendida
Introdução e panorama geral
2 horas
Competências para lidar com a saúde mental de adolescentes
3 horas
As desordens emocionais mais comuns na adolescência
Desordens emocionais em adolescentes
3 horas
Suicídio em adolescentes
3 horas
Transtornos de conduta na adolescência
Transtornos comportamentais em adolescentes
3 horas
Diretrizes e recomendações para os pais
3 horas
O papel do pediatra nos cuidados primários
3 horas
Automutilação na adolescência
Principais causas
2 horas
Avaliação da automutilação
3 horas