Curta e Média Duração

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA AGITAÇÃO PSICOMOTORA

A agitação psicomotora é uma das emergências psiquiátricas mais comuns, estando associada a diversos transtornos psicológicos. Por isso, é essencial que os profissionais da área da saúde mental estejam preparados para lidar adequadamente com essa situação, garantindo a segurança e o conforto do paciente.

O curso de Diagnóstico e Tratamento da Agitação Psicomotora visa auxiliar nessa preparação. Para isso, aborda possíveis causas e sintomas do quadro, as melhores abordagens para lidar com os pacientes agitados e as opções terapêuticas e farmacológicas de tratamento, observando as especificidades de cada transtorno associado.

Ao fim do curso, o aluno estará apto a oferecer um atendimento de excelência aos pacientes com agitação psicomotora, tanto em caráter emergencial como para diagnóstico e tratamentos a longo prazo.

A capacitação é uma atividade acreditada pela Comissão de Formação Continuada das Profissões de Saúde do Sistema Nacional de Saúde (SNS) com 7,6 créditos de formação médica continuada.

OBJETIVO

  • Aprender a tomar decisões assertivas e ágeis no atendimento à agitação psicomotora em caráter de emergência;
  • Adquirir competências técnicas em desescalada verbal e conhecer os diferentes tipos de pacientes que podem apresentar agitação psicomotora;
  • Identificar as diferentes formas de agitação psicomotora;
  • Classificar e identificar a agitação de acordo com os seus sintomas;
  • Conhecer as opções terapêuticas e farmacológicas para pacientes com agitação psicomotora, as suas indicações, riscos e efeitos secundários.
PÚBLICO-ALVO

Médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde mental que desejam aprimorar suas técnicas para lidar com pacientes em quadro de agitação psicomotora; gestores de serviços de saúde que queiram adquirir uma visão abrangente sobre o assunto.

Professores

Dr. Javier Correas – Chefe do Departamento de Psiquiatria do Hospital Universitario del Henares, em Madrid. É licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Murcia e especialista em Psiquiatria pelo Hospital Universitário Ramón y Cajal, em Madrid. Concluiu o doutorado em Medicina na Universidade de Alcalá, em 2004, com tese sobre a comorbidade da TDAH e distúrbios de controle de impulsos.

Dr. Cecilio Álamo – Professor de Farmacologia no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá, em Madrid. Concluiu a licenciatura e o doutorado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Sevilha, com qualificação excepcional e um prêmio extraordinário. Ocupou cargos docentes na Universidade de Alcalá e na Universidade de Sevilha. Investigador em análises farmacológicas, ações extra-endocrinológicas, mecanismos de ação analgésica e estudos farmacológicos de antipsicóticos.

Dr. Javier Quintero – Doutor em Medicina e especialista em Psiquiatria com experiência em hospitais de prestígio, atualmente é responsável pelo Serviço de Psiquiatria de um hospital universitário. Foi professor de Psiquiatria em universidades e é autor de vários livros e mais de 40 artigos em revistas científicas.


Modelo de competências aplicado à abordagem do paciente agitado
Modelo de competências aplicado à abordagem do doente agitado
1 horas
Clínica e diagnóstico do paciente agitado
Clínica e diagnóstico do paciente agitado
1 horas
Conceito
1 horas
Como o paciente agitado chega na emergência?
1 horas
Agitação em psicose
Agitação em psicose
1 horas
Agitação na esquizofrenia
1 horas
Descalonamento verbal
1 horas
Opções terapêuticas: tratamento farmacológico
1 horas
Opções terapêuticas: imobilização
1 horas
Caso clínico
1 horas
Agitação no paciente afetivo
Agitação no paciente afetivo
1 horas
Relato de caso
1 horas
Agitação no paciente dual
Agitação no paciente dual
1 horas
Abordagem da agitação no paciente dual
1 horas
Caso clínico
1 horas
Agitação no paciente com transtorno de personalidade
Agitação no paciente com transtorno de personalidade
1 horas
Gerenciamento da agitação no paciente com transtorno de personalidade
1 horas
Tratamento farmacológico ao transtorno de personalidade limítrofe
1 horas
Psicofarmacologia aplicada
Abordagem farmacológica para pacientes com agitação psicomotora
1 horas
Novas estratégias terapêuticas na gestão do paciente agitado
Gestão global do paciente agitado
1 horas
Desescalonamento verbal
1 horas
Imobilização terapêutica
1 horas
Algoritmo de tratamento farmacológico
1 horas
Tratamento farmacológico
1 horas
Aspectos legais na abordagem do paciente agitado
Aspectos legais na abordagem do paciente agitado
1 horas