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DISCLOSURE E GESTÃO DE CONFLITOS
A comunicação de um evento adverso em saúde é um momento delicado para os profissionais, para a instituição e para o paciente/família. Ainda assim, comunicar abertamente a ocorrência de um incidente favorece a transparência na relação entre os envolvidos. Este processo é conhecido como Disclosure, e baseia-se em um protocolo que deve ser adotado pela instituição, visando a segurança do paciente e familiares.
OBJETIVO
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Conhecer a cultura de segurança do paciente;
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Entender a importância da comunicação aberta e transparente com o paciente sobre seus cuidados;
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Identificar as etapas e a implementação do processo de comunicação de incidentes;
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Conhecer a atuação dos comitês multiprofissionais na gestão de conflitos.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que atuam na área da saúde com conhecimento em Segurança do Paciente.
MÓDULOS:
- Apresentação
- Disclosure e Gestão de Conflitos
- Material complementar

. Karina Pires
O curso é elaborado e ministrado pela Karina Pires, enfermeira especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa. Ela também é especialista em Terapia Intensiva e atua no âmbito da Qualidade e Segurança do Paciente há 15 anos.
É sócia fundadora do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) onde atualmente é Diretora de Novos Negócios.
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