Curta e Média Duração

LEAN HEALTH - GESTÃO DE FLUXO HOSPITALAR

O Lean Health - Gestão de Fluxo Hospitalar é uma metodologia moderna de gestão que vai te ajudar a superar os principais desafios do setor de saúde na atualidade, como a escassez de recursos e a crescente demanda por serviços acessíveis e de alta qualidade.

Baseada nos princípios do Lean Manufacturing, idealizado pela empresa Toyota e popularizado na indústria devido a seus inúmeros cases de sucesso, a abordagem se concentra em melhorar a qualidade, reduzir o desperdício e aumentar a eficiência dos processos em serviços de saúde.

Neste curso, você vai aprender como aplicar todos os métodos e ferramentas do Lean Health para eliminar de vez as atividades que não agregam valor, otimizar o tempo de espera, intensificar a produtividade, oferecer a melhor experiência para o paciente e promover a melhoria contínua do fluxo hospitalar.

OBJETIVO

Ensinar os alunos a aplicarem as principais técnicas e ferramentas da metodologia Lean Health para otimizar custos elevar a eficiência de atendimento dos hospitais.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área da saúde que trabalham em hospitais nos setores de urgência, emergência e bloco cirúrgico e que têm interesse em aprender e aplicar metodologias e melhores práticas para de gestão de fluxo, de recursos e de pacientes.

Professor

Dr. Welfane Cordeiro Junior – É graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena, especialista em Medicina Intensiva e Nutrição Parenteral e Enteral, mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e MBA Executivo Internacional pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, é consultor de hospitais em gestão de serviços de urgência, onde trabalha com a metodologia Lean, e presidente do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco.


MÓDULO I
Definição de fluxos hospitalares
1 horas
Estratégias para trabalhar um sistema de gestão de fluxos em hospitais
1 horas
Resenhando o sistema: trabalhando fluxos no pronto socorro
1 horas
Redesenhando o sistema: pronto socorro e superlotação
1 horas
A conexão como fluxo interno do hospital
1 horas
MÓDULO II
Teoria de filas aplicada a fluxo hospitalar
1 horas
A variabilidade e seu impacto nos fluxos hospitalares
1 horas
Lean Health aplicado a fluxos hospitalares
1 horas
Redesenhando o sistema: estratégias para redução do tempo de permanência do paciente e melhoria do fluxo de internação e alta hospitalar
1 horas
Redesenhando o sistema: estratégias para redução da ineficiência de um centro cirúrgico e melhoria do fluxo das cirurgias eletivas
1 horas
Como monitorar o fluxo intrahospitalar e criar métricas para sua gestão?
1 horas
CARGA HORÁRIA 16 horas
TURNO Noturno
Fale com a Faculdade Unimed

Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301