Curta e Média Duração

TELEMEDICINA EM SAÚDE MENTAL

A telemedicina se popularizou durante a pandemia de Covid-19, momento em que os atendimentos remotos foram adotados como forma de evitar a exposição a riscos. No entanto, o uso dessa tecnologia permanece se expandido ainda hoje, pois se tornou evidente a praticidade que ela proporciona.

Visando preparar os profissionais de saúde para atuar de forma eficiente nesse modelo de assistência, o curso de Telemedicina em Saúde Mental aborda desde os aspectos éticos e legais até as tecnologias disponíveis e as melhores práticas de atendimento à distância.

Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a utilizar a telemedicina em saúde mental de forma eficiente e segura, compreendendo as especificidades desse modelo de atendimento, as melhores opções de ferramentas e as práticas a serem adotadas.

OBJETIVO

  • Adquirir conhecimentos gerais sobre o modelo de e-saúde;
  • Compreender as diferenças deste modelo, as expectativas dos pacientes em relação a ele e os princípios de adaptação às novas necessidades;
  • Mostrar as evidências existentes na prática da telemedicina;
  • Atualizar conhecimentos sobre a comunicação e a aliança com o paciente, especialmente sobre a sua aplicação ao modelo de teleconsulta;
  • Mostrar a aplicabilidade do conhecimento sobre os diferentes tipos de abordagem terapêutica em psiquiatria (individual, de casal, família, grupo) ao modelo de teleconsulta;
  • Entender os aspectos regulamentares, legais e éticos relacionados à prática da telemedicina;
  • Conhecer os diferentes recursos tecnológicos aplicáveis à teleconsulta;
  • Aprender sobre as novas contribuições da inteligência artificial para o modelo de telemedicina.
PÚBLICO-ALVO

Médicos, psicólogos e profissionais de áreas afins; gestores de centros de saúde, clínicas e hospitais; profissionais da saúde que desejem adquirir uma visão abrangente da telemedicina aplicada à área da saúde mental.

Professores

Dr. Javier Quintero – Doutor em Medicina e especialista em Psiquiatria com experiência em hospitais de prestígio, atualmente é responsável pelo serviço de psiquiatria de um hospital universitário. Foi professor de Psiquiatria em universidades e é autor de vários livros e mais de 40 artigos em revistas científicas.

Dr. Carlos Mur de Víu – Licenciado e doutor em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Saragoça, especialista em Psiquiatria e fellow em Psicossomática e Psiquiatria de Ligação em Nova Iorque. Foi Professor Associado, Médico Assistente de Psiquiatria, coordenador de cuidados, diretor administrativo de um hospital e de um instituto psiquiátrico.

Dr. Javier Correas – Chefe do Departamento de Psiquiatria do Hospital Universitario del Henares, em Madrid. É licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Murcia e especialista em Psiquiatria pelo Hospital Universitário Ramón y Cajal, em Madrid. Concluiu o doutorado em Medicina na Universidade de Alcalá, em 2004, com uma tese sobre a comorbidade da TDAH e distúrbios de controle de impulsos.

Dr. Miguel Álvarez de Mon – É licenciado em Medicina pela Universidade de Navarra, MIR em Psiquiatria pela Clínica Universitária de Navarra e doutor Cum Laude em Medicina pela Universidade de Alcalá. Foi vencedor do prêmio de melhor tese de doutorado do Congresso Nacional de Psiquiatria da Espanha de 2020. É professor associado na área de psiquiatria na Universidade de Alcalá e psiquiatra no Hospital Universitário Infanta Leonor.

Dr. Luis Mallo – Engenheiro industrial com especialização em Automação, Robótica e Inteligência Artificial. CEO de várias empresas na área da Saúde e Educação. Com mais de 30 anos de experiência no setor, liderou projetos estratégicos tanto em empresas privadas como no setor público. Foi Diretor-geral da Proteção do Cidadão e criador de serviços públicos como o Centro de Emergência 112 e o Serviço de Emergência Fora-Hospitalar da Comunidade de Madrid.


Crise e transformação da clínica psiquiátrica
Introdução aos telecuidados
1 horas
e-Saúde e transformação digital
1 horas
A (r)evolução dos cuidados
1 horas
Telecuidados
1 horas
Novas necessidades
1 horas
Conclusão
1 horas
e-Saúde
Telepsiquiatria
1 horas
e-Saúde e telemedicina
1 horas
e-Saúde: modelos e projeto
1 horas
O futuro da medicina avançada
1 horas
e-Saúde: a (r)evolução dos cuidados
1 horas
A transformação digital na saúde mental
Telepsiquiatria e satisfação do paciente
1 horas
A função de utilidade do paciente
1 horas
Lealdade e rentabilidade
1 horas
Quais os objetivos da clínica psiquiátrica?
1 horas
Telepsiquiatria e valor
1 horas
A clínica psiquiátrica digital
1 horas
Curva de aprendizagem em telepsiquiatria
1 horas
Impacto econômico na telepsquiatria
1 horas
Novas competências profissionais para a excelência em telecuidado
A necessidade da teleconsulta
1 horas
As evidências para a teleconsulta
1 horas
O desenvolvimento de competências profissionais
1 horas
Recursos de comunicação e aliança terapêutica
1 horas
Aspectos normativos e éticos
1 horas
Gestão terapêutica individual e coletiva
1 horas
Aproximação em telecuidado
1 horas
Recursos telemáticos para teleconsulta
Avaliação e confirmação de diagnóstico
1 horas
Monitoramento e segmentos telemáticos
1 horas
Aplicativos de avaliação, monitoramento e ferramentas terapêuticas
1 horas
Aplicações da inteligência artificial na prática clínica
1 horas
Fenotipagem digital
1 horas
Recursos telemáticos para a teleconsulta
1 horas
Recursos técnicos para a teleconsulta
1 horas