Curta e Média Duração

TRAUMATOLOGIA DO JOELHO

O joelho é uma das articulações mais complexas e sobrecarregadas do nosso corpo, e, consequentemente, está suscetível a uma variedade de lesões e traumas. O curso de Traumatologia do Joelho explora a fundo as diferentes patologias e técnicas de tratamento relacionadas a essa estrutura, capacitando os alunos a compreender e abordar de forma eficaz os desafios clínicos enfrentados nessa área da traumatologia.

Seja você um médico, fisioterapeuta ou profissional de saúde interessado em expandir sua expertise no campo da traumatologia, este curso vai te ajudar a aprimorar suas habilidades diagnósticas e na tomada de decisões e te oferecer uma base sólida para uma abordagem abrangente e atualizada no cuidado dos pacientes com lesões e condições do joelho.

Todo esse conhecimento é transmitido pelos conceituados profissionais da Clínica CEMTRO, hospital de Madrid que é especializado em cirurgia e traumatologia esportiva e atua como referência para atletas de elite de toda a Espanha, sendo um dos 32 Centros de Excelência Médica da FIFA.

OBJETIVO

  • Conhecer os tipos de fraturas do fêmur e da tíbia;
  • Conhecer os tipos de fraturas da patela;
  • Aprender a diagnosticar e tratar corretamente uma fratura patelar;
  • Identificar as melhores abordagens para cada uma dessas lesões;
  • Aprender a manejar complicações decorrentes de fraturas anteriores.
PÚBLICO-ALVO

Ortopedistas e outros profissionais da saúde interessados em aprender as melhores técnicas para o diagnóstico e tratamento de traumas e fraturas no joelho.

Professores

Dra. Isabel Guillén Vicente – Membro da Unidade de Joelho e Chefe da Unidade de Cartilagem da Clínica CEMTRO. Representante de cartilagem na ESSKA, membro titular da Sociedade Espanhola de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo. Doutora Cum Laude em Medicina e Ciências Morfológicas. Ex-secretária-geral da Sociedade Espanhola de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia.

Dr. Álvaro Colino Castro – Adjunto do Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia nas Unidades de Ombro e Joelho da Clínica CEMTRO. Tem experiência clínica nos Serviços de Traumatologia do Hospital Clínico San Carlos, do Hospital Central de La Cruz Roja e do Hospital Universitário de Getafe. Colaborador honorário do Departamento de Cirurgia da Universidade Complutense de Madrid.

Dr. Vicente Concejero López – Chefe clínico da Unidade de Joelho da Clínica CEMTRO. Ex-chefe dos Serviços Médicos do clube Atlético de Madrid. Vencedor do Prêmio Nacional de Pesquisa da Sociedade Espanhola de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia. Professor associado de Traumatologia na Universidade Complutense de Madri.

Dr. Enrique Ibáñez Cabeza – Médico adjunto no Serviço de Traumatologia e Chefe da Unidade de Osteossíntese, Implantes e Materiais da Clínica CEMTRO. Chefe dos serviços médicos da italiana de rugby, de 1995 a 2000. Cirurgião de referência para a equipe de futebol de salão feminina do clube Atlético de Madrid. Especialista em Traumatologia e Ortopedia pela Universidade de Roma.

Dr. Ramón Navarro Mont – Licenciado em Medicina, com diploma em Fisioterapia e mestrado em Técnicas de Terapia Manual pela Universidade de Valência. Especialista na Unidade do Pé e Tornozelo da Clínica CEMTRO. Membro da Sociedade Europeia do Pé e Tornozelo, da Sociedade Espanhola de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia e da Sociedade Espanhola de Medicina de Cirurgia do Pé e Tornozelo.

 


Fraturas do fêmur
Tipos de fraturas e melhores abordagens
2 horas
Tipos de osteossíntese e como usar cada uma delas
2 horas
Como lidar com possíveis complicações
1 horas
Fraturas da tíbia
Tipos de fraturas e melhores abordagens
2 horas
Tipos de osteossíntese e como usar cada uma delas
2 horas
Como lidar com possíveis complicações
1 horas
Fraturas da patela
Tipos de fraturas e melhores abordagens
2 horas
Tipos de osteossíntese e como usar cada uma delas
1 horas
Tratamento das sequelas de fraturas patelares
1 horas
Cartilagem patelar
1 horas
Instabilidade do joelho
Biomecânica aplicada
2 horas
Causas de dores na patela
1 horas
Como tratar a dor anterior no joelho
1 horas
Instabilidade patelar: conceitos e possíveis tratamentos
1 horas