Curta e Média Duração

Avaliação e Monitoramento na Terapia Intensiva

Aprimore sua atuação na terapia intensiva com estratégias clínicas para otimizar, individualizar e monitorar a farmacoterapia de pacientes críticos.

6 horas
EAD assíncrono

Tudo o que você precisa saber sobre o curso Avaliação e Monitoramento na Terapia Intensiva

O ambiente da terapia intensiva exige decisões rápidas, precisas e baseadas em evidências,  especialmente quando se trata da farmacoterapia de pacientes em estado crítico. A gestão adequada dos medicamentos é fundamental para garantir segurança, eficácia e melhores desfechos clínicos, reduzindo riscos e promovendo o cuidado integral.

O curso Avaliação e Monitoramento na Terapia Intensiva, desenvolvido pela Faculdade Unimed, foi criado para qualificar profissionais na aplicação de ferramentas e parâmetros clínico-laboratoriais voltados ao Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM). A formação aborda desde a avaliação criteriosa das prescrições até o acompanhamento contínuo dos resultados, com foco na prevenção de erros, na análise de indicadores de qualidade e na atuação integrada com a equipe multiprofissional.

Durante o curso, o participante aprofundará seus conhecimentos sobre monitoramento farmacoterapêutico, gestão de riscos e intervenções clínicas, aprimorando sua capacidade de promover tratamentos mais seguros, eficazes e personalizados em contextos de alta complexidade.

Duração de 6 horas

Estude online de onde estiver

Acesse por 30 dias

Certificado de conclusão

Para quem é esse curso?

O curso Avaliação e Monitoramento na Terapia Intensiva é destinado a  profissionais da área de saúde, em especial farmácia clínica.

O que você vai aprender

  • Parâmetros clínicos e laboratoriais para o gerenciamento da terapia medicamentosa em pacientes críticos.
  • Estratégias de monitoramento e análise de indicadores de qualidade e desfechos clínicos.
  • Práticas de prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados ao uso de medicamentos na terapia intensiva.
  • Avaliação da prescrição do paciente crítico: análise criteriosa para otimizar a farmacoterapia e evitar interações medicamentosas.

 

  • Gestão dos riscos: garantia da segurança e eficácia do tratamento através da revisão de posologia e forma farmacêutica.

 

  • Gestão clínica: abordagem holística que integra o cuidado farmacêutico ao acompanhamento multiprofissional.

 

  • O que avaliar nas prescrições? Verificação da necessidade, efetividade, segurança e conveniência dos medicamentos.

 

  • O que monitorar e intervir? Uso de parâmetros para avaliar benefícios/risks e ajuste de doses conforme necessário.

 

  • Interações medicamentosas: identificação e manejo de interações para otimizar resultados e minimizar riscos.

 

  • Incompatibilidades medicamentosas: avaliação de reações indesejáveis entre medicamentos que podem afetar a eficácia e segurança.

 

  • Adaptação da forma farmacêutica: ajuste das formas medicinais para garantir que sejam adequadas as vias de administrações específicas.

 

  • Ajustes de dose: modificação das dosagens para atender às condições fisiopatológicas do paciente e evitar toxicidade.

 

  • Indicadores de Qualidade e Resultados Clínicos Associados às Intervenções Farmacêuticas: Medição do impacto das intervenções farmacêuticas em termos de segurança e eficácia clínica.

Coordenação Técnica

Bárbara Gobira Santos e Silva

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva e Mestre em Farmácia pela UFMG/PPGMAF, possui, também, pós-graduação em Farmacologia Clínica pela Associação Mineira dos Farmacêuticos (AMF) e especialização em Vigilância Sanitária: Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atuou como docente no Centro Universitário Newton Paiva, é palestrante na área de farmácia clínica, além de promover a educação de novos profissionais capacitados para a prática clínica. Fundadora e CEO da Cuidar Farmácia Clínica, onde desenvolveu uma significativa experiência em gestão de pessoas, gestão de processos e de estoque. Possui prática em auditorias internas e externas, incluindo ONA, Canadense e ISO. Também tem experiência em pesquisas clínicas e na manipulação de medicamentos, incluindo alopáticos, homeopáticos, florais e quimioterápicos. No âmbito hospitalar, atuou como farmacêutica clínica e hospitalar com foco no cuidado centrado no paciente, além de contribuir para a implantação de farmácia clínica com foco nos pacientes de UTI adulto, notadamente no Hospital Vila da Serra, dentre outros.

Não perca a oportunidade!

Preencha o formulário abaixo e seja avisado quando este curso estiver disponível na sua região.

Avise-me

Preencha o formulário abaixo e você será avisado quando uma turma estiver disponível na sua região: