Curta e Média Duração
Segurança do Paciente com Foco na Acreditação Hospitalar
Entenda como fortalecer a segurança do paciente e alinhar sua instituição às melhores práticas de acreditação por meio de cultura organizacional, liderança e estratégias eficazes de melhoria contínua.
Tudo o que você precisa saber sobre o curso Segurança do Paciente com Foco na Acreditação Hospitalar
A segurança do paciente é um dos pilares fundamentais para a qualidade em saúde — e sua evolução acompanha a transformação dos sistemas de cuidado ao redor do mundo. A partir de reflexões como as apresentadas pelo Institute of Medicine, destaca-se que problemas de qualidade não se resolvem exigindo mais esforço dos profissionais, mas sim transformando a forma como o cuidado é organizado, promovendo processos mais seguros, eficientes e sustentáveis.
O curso Segurança do Paciente com Foco na Acreditação foi desenvolvido para capacitar profissionais a compreenderem a evolução da qualidade e a importância da cultura organizacional na promoção da segurança. Por meio de modelos consolidados, tecnologias de apoio e exemplos reais de melhoria, o participante aprenderá como aplicar estratégias eficazes para implementar, fortalecer e sustentar uma cultura de segurança — requisito essencial para processos de acreditação.
Ao longo da formação, você compreenderá como adaptar práticas bem-sucedidas de outras organizações para diferentes realidades, além de refletir sobre o papel da liderança forte, coerente e inspiradora na transformação dos ambientes de cuidado.

Duração de 6 horas

Estude online de onde estiver

Conteúdo dinâmico e transformador

Certificado de conclusão
Para quem é esse curso?
O curso Segurança do Paciente com Foco na Acreditação é destinado a profissionais da saúde e gestores hospitalares envolvidos na qualidade, segurança e processos de acreditação em instituições de saúde.
O que você vai aprender
- A trajetória da qualidade e da segurança do paciente e sua relação com os modelos de acreditação.
- Como promover uma mudança cultural baseada em crenças, valores e práticas que sustentem a segurança do paciente.
- Estratégias líderes e práticas eficazes para implementar, fortalecer e manter uma cultura de segurança em organizações de saúde.
Conteúdo Programático
- Histórico de qualidade e segurança do paciente: A gestão da qualidade, que teve origem na indústria com precursores como Deming e Juran e evoluiu para sistemas como Lean e Seis Sigma, tornou-se um fator estratégico para a competitividade e sobrevivência das organizações; na saúde, ela se desenvolveu com figuras como Donabedian, focando na segurança do paciente, na redução de erros e na melhoria contínua para garantir um atendimento de alto valor.
- Mudança de Cultura e Estratégias visando a Segurança do Paciente: A cultura organizacional, definida por crenças e valores compartilhados, é fundamental para a sustentabilidade e o desempenho das instituições, exigindo líderes empáticos e coerentes para promover um ambiente de aprendizado contínuo, superar resistências e transformar atitudes em prol da qualidade e segurança, especialmente na saúde, onde a interação e o desenvolvimento das lideranças são cruciais para um modelo de gestão eficaz.
Coordenação Técnica
Gilvane Lolato
Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho. Mestre em Gestão e Metodologia da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde – Instituto Avedis Donabedian na Espanha. Gerente Operacional da ONA, Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal MBA Gestão em Saúde, Controle de Infecção pelo INESP. Coordenadora e docente de MBA, Pós-Graduação e Cursos de Curta Duração, com temas voltados para a gestão da qualidade, segurança do paciente e acreditação. Fellowship ISQua (International Society for Quality and Health Care), Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – SOBRASP, Gerente Operacional da ONA.
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