Curta e Média Duração
Técnicas que Constituem a Prática e o Uso da Ciência ABA nos Processos de Intervenção Clínica
Domine as técnicas fundamentais da ciência ABA e aprenda a aplicá-las com segurança e precisão em intervenções clínicas voltadas para pessoas com TEA.
Tudo o que você precisa saber sobre o curso
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma das abordagens mais utilizadas e reconhecidas na intervenção clínica para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para garantir intervenções eficazes, éticas e bem planejadas, é essencial que o profissional compreenda profundamente seus princípios, conceitos e técnicas.
O curso Técnicas que Constituem a Prática e o Uso da Ciência ABA nos Processos de Intervenção Clínica apresenta os fundamentos teóricos e práticos da ABA, com foco nas técnicas de modelagem, modelação e apresentação de estímulos. Você aprenderá a diferenciar esses procedimentos, entender seus objetivos e aplicá-los de forma adequada no ambiente clínico, ampliando a precisão das intervenções e favorecendo o desenvolvimento de habilidades em pacientes com TEA.
Ao longo do curso, o participante conhecerá como essas técnicas se articulam dentro de um planejamento clínico estruturado, compreendendo também como a ABA orienta a construção de repertórios, a generalização de comportamentos e a análise funcional das respostas emitidas.

Duração de 6 horas

Estude online de onde estiver

Conteúdo dinâmico e transformador

Certificado gratuito
Para quem é esse curso?
O curso é destinado a profissionais e estudantes das áreas de psicologia, pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação especial, que atuam ou desejam atuar com intervenções clínicas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O que você vai aprender
- Os princípios e fundamentos essenciais da ABA e seu papel na intervenção clínica para pacientes com TEA.
- Como aplicar, diferenciar e articular as técnicas de modelagem, modelação e apresentação de estímulos na prática clínica.
- Estratégias para estruturar intervenções eficazes que favoreçam o desenvolvimento, a aprendizagem e a generalização de comportamentos.
Conteúdo Programático
- Introdução: apresenta em linhas gerais, a aplicação da ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada) no contexto clínico de intervenção com pacientes com TEA, destacando a importância do planejamento individualizado, da escolha adequada das técnicas — como modelagem, modelação e apresentação de estímulos — e da compreensão profunda de seus fundamentos para promover o desenvolvimento de habilidades e a generalização dos comportamentos aprendidos.
- Modelagem x Modelação: aborda, de forma comparativa e explicativa, dois conceitos centrais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) — modelagem e modelação — destacando suas definições, procedimentos e aplicações no contexto de intervenção clínica com pessoas com TEA.
- Apresentação de Estímulos: aborda a técnica de apresentação de estímulos, também conhecida como controle de estímulos, dentro da ciência ABA. Ele explica como o aprendizado ocorre por meio da discriminação de estímulos, ou seja, quando um comportamento é emitido sob determinadas condições e não em outras, contribuindo para a generalização de habilidades e comportamentos.
Coordenação Técnica
Izabela Nonato
Graduada em Psicologia (UNA MG) com ênfase em TCC. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Intervenção ABA aplicada ao TEA. Experiência no atendimento clínico de crianças com alterações no desenvolvimento e TEA, e como consultora em Inclusão Escolar. Experiência no atendimento de crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual. Analista de Saúde Integral na Unimed Federação Minas, compondo a equipe do Projeto Terapias Especiais e da Central de Supervisão Técnica Especializada. E docente de pós-graduação na Faculdade Unimed.