No dia 4 de outubro, o Hospital da Baleia promoveu a 3ª edição do Simpósio de Cuidados Paliativos, reunindo profissionais, pesquisadores e gestores da área da saúde para reflexões sobre os desafios e avanços no cuidado integral ao paciente. Além de fomentar o diálogo técnico e humanizado sobre a temática, o evento marcou um importante passo para o fortalecimento da educação e da inovação na saúde, com a formalização da parceria entre a Fundação Unimed e a Faculdade Unimed com o Hospital da Baleia e sua mantenedora, a Fundação Benjamim Guimarães.
A iniciativa prevê o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à formação e à qualificação de profissionais de saúde, incluindo a criação de novos cursos e programas educacionais, e a implantação de um Centro de Simulação e Excelência em Saúde, espaço dedicado à pesquisa aplicada, à inovação tecnológica e ao aperfeiçoamento de práticas assistenciais.
Segundo o diretor-geral da Faculdade Unimed e presidente da Fundação Unimed, Dr. Helton Freitas, a parceria reforça o compromisso das instituições com o avanço da qualidade assistencial e da educação em saúde. “O conhecimento é um dos pilares para a transformação do cuidado em saúde. Esta parceria representa um movimento concreto de integração entre a academia e o setor assistencial, com o propósito de desenvolver competências que impactem diretamente a experiência do paciente e a sustentabilidade do sistema. Ainda simboliza a convergência entre ciência, prática e propósito, fortalecendo o papel das instituições como agentes de inovação e de promoção do cuidado integral”, declara.
Com essa união de expertises, a Faculdade Unimed e o Hospital da Baleia consolidam um modelo colaborativo voltado à formação contínua e ao aprimoramento técnico-científico dos profissionais de saúde, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor e para a ampliação do acesso a cuidados de excelência à população.
Confira alguns registros do evento.


